InícioDestaqueMandioca gigante é colhida em Três Barras

Mandioca gigante é colhida em Três Barras

Últimas notícias

O fato aconteceu no centro da cidade, na residência do Sr. Gebrael ElKouba onde o mesmo tem uma pequena plantação nos fundos de sua casa, na hora da colheita tiveram uma surpresa, com muita dificuldade para tirar um ramo de mandioca, imaginava que seria um ramo grande, mas, não tão grande, que chegou a pesar 10kg.

Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

5 Benefícios da mandioca

1- Ação anti-inflamatória contra a artrite

De acordo com o Journal of Inflammation, uma publicação que trata exclusivamente de pesquisas sobre produtos para combater a inflamação, os dois principais grupos de ingredientes da mandioca são os saponinos e polifenóis. Eles têm ação anti-inflamatória e analgésica e podem ser usados diretamente no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrose. Os saponinos também possuem ação similar ao detergente, sendo os responsáveis pelo uso do extrato da raiz de mandioca na fabricação de sabões e xampus naturais.

2- Ação antioxidante

A raiz de mandioca possui resveratrol. Polifenóis como o resveratrol são reconhecidos por suas propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres que podem danificar as células causando alguns tipos de câncer, diabetes e doenças do coração. Ela também é uma das raízes com maior concentração de vitamina C. Esta vitamina é a primeira na linha de defesa do nosso sistema imunológico, estimulando a produção e a atividade dos glóbulos brancos do sangue. A vitamina C também atua como um antioxidante, prevenindo que radicais livres danifiquem as nossas células, causando mutações. Além disso, a mandioca também possui ácido fólico, ligado a melhora da saúde da pele e dos olhos devido á sua ação antioxidante nestes tecidos.

3- Fonte saudável de carboidratos para diabéticos

Um copo e mandioca tem quase quatro gramas de fibras, importante no controle do peso e na saúde digestiva. Pessoas diabéticas são aconselhas a manter uma dieta rica em fibras para prolongar o processo da digestão, o que ajuda o organismo a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

4- Protege a pele contra os raios ultravioletas do sol

Pesquisadores Mexicanos realizaram testes com componentes ativos extraídos de uma espécie de mandioca nativa, como o resveratrol, e verificaram que eles podem prevenir os danos causados pelos raios ultravioleta do sol na pele. Eles constataram que as substancias tinham um índice de proteção à pele maior do que os filtros solares comercializados. O resveratrol comprovadamente fortalece a pele e aumenta a sua resistência aos danos causados ​​pelo sol que pode eventualmente levar ao câncer de pele.

5- Altamente energética

A mandioca tem quase duas vezes mais calorias que a batata. Ela é, provavelmente, um dos tubérculos tropicais de maior concentração de calorias. Uma porção de 100 gramas de mandioca contem 160 calorias. Embora a mandioca contenha baixos índices de gordura e proteína, ela ainda é mais proteica que o inhame, a batata e a banana.
Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-mandioca-para-que-serve-e-propriedades/#X6EWSf19QmRApU1s.99

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.