Em torno de 20 famílias tiveram que deixar suas casas em Canoinhas por causa dos alagamentos no município. Choveu, nas últimas 48 horas, 120 milímetros, segundo o Ciram/Epagri. Nos últimos sete dias este índice chega a 272 mm.
As áreas mais afetadas foram as ruas Clemente Procopiak, Francisco de Assis Costa, Sérgio Gapski, José Bail e Nene Pereira – no Campo, Água Verde e na Vila Militar. Destas, apenas uma família está no abrigo da prefeitura – que é o pavilhão da igreja São Francisco, no Campo.
“Durante toda a madrugada nós auxiliamos os canoinhenses nas mudanças e continuamos em alerta”, informa a prefeita Juliana Maciel. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão fazendo o levantamento e apurando se este número de 20 famílias pode ser ainda maior tendo em vista de que há as que deixaram seus imóveis sem o auxílio da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
“A situação do município preocupa porque o Rio Canoinhas entrou em estado de alerta com 6,68 metros”, informa Ivan Karuncho.
A prefeitura informa que vai auxiliar a fazer mudança somente até às 18h, após este horário a prioridade será o resgate das pessoas. Informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo 3621-6175.
Fique atento aos riscos
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.