InícioColunasLinguagem: o elo entre a assertividade as relações sociais de qualidade

Linguagem: o elo entre a assertividade as relações sociais de qualidade

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

A linguagem, segundo Vygotsky (1986-1934), implica o desenvolvimento do pensamento e é a ferramenta básica para a construção do conhecimento. Ainda, de acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano ocorre em uma perspectiva sociocultural. Isto é, por meio da interação, os seres humanos desenvolvem com a linguagem, o pensamento e a aprendizagem.

 

 

Com isso, podemos considerar então, que a linguagem, ao desempenhar duas funções básicas que são o intercâmbio social e o pensamento generalizante, é o nosso maior recurso para alcançarmos tudo o que desejamos na vida, pois é através dela que influenciamos e provocamos mudanças necessárias para construirmos uma vida melhor (LESSA, 2014).

 

 

No intercambio social, por meio de gestos, expressões e sons (fala), podemos demonstrar nossos sentimentos, desejos e necessidades; e no pensamento generelizante podemos classificar palavras e categorias relacionadas às imagens, como por exemplo a palavra boi – independentemente de termos visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, classificamos a palavra como na categoria “animais” relacionada a sua imagem (ROMERO, 2021).

 

 

Diante disso, você já parou para pensar como exatamente desenvolvemos a linguagem? Primeiramente, é importante compreender o significado da palavra linguagem que pode ser entendida como um fenômeno humano intrinsecamente relacionada com as práticas sociais (MINUZZI et al, 2012).

 

 

A linguagem, portanto, tem sua origem através da imitação, dos gestos, que acontece no contato entre os seres humanos. Ao observarmos um bebê por exemplo, podemos perceber que a linguagem se desenvolve gradualmente, dentro de um processo evolutivo, onde se juntam sinais, gestos, movimentos e balbucios, levando à pronúncia das primeiras palavras e frases, sendo estas aperfeiçoadas gradualmente no uso sintático. Ou seja, o uso da palavra como componente linguístico, determina as relações formais que interligam os constituintes da sentença (concordância, subordinação e ordem), atribuindo uma estrutura à frase para compreensão da fala.

 

 

A linguagem é um fator de extrema importância para a evolução de todas as espécies. Os seres humanos, em especial, estão inseridos em um meio, onde, se não houvesse a comunicação através da linguagem, seria impossível constituir uma civilização como a nossa.

 

 

Dessa forma, os pensamentos, emoções, sentimentos e ações podem contribuir para o nosso autodesenvolvimento, ou até nos deixar estagnados. Mas como assim? Simples, se nosso objetivo é continuar evoluindo, é essencial que, em um dado momento, possamos reservar um tempo para refletir sobre o nosso comportamento. Ou até mesmo nos perguntar, “os pensamentos que tenho, realmente me faz bem? “. Medir as palavras também é um bom ponto de partida para a evolução na qualidade das nossas relações sociais. A linguagem está em tudo, em todas as formas de expressão, por isso considerarmos como é o nosso estilo de comunicação é imprescindível para determinar o estilo de vida que desejamos.

 

 

A linguagem como sistema de sinais que utilizamos para nos comunicar, se utilizada de forma assertiva, possibilita uma comunicação saudável que é fundamental para estabelecermos melhores relações sociais. Sendo assim, a comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento e a manutenção das relações humanas saudáveis, seja no âmbito pessoal ou profissional.

 

 

Como você avalia a sua forma de se comunicar? Qual o seu estilo de comunicação? Não há problema em reconhecer as nossas dificuldades. Aliás, é através desse reconhecimento que temos a oportunidade para melhorarmos as nossas relações sociais, familiares e amorosos. Assim, podemos iniciar uma jornada de mudanças para um melhor desenvolvimento pessoal. E uma dica para nos ajudar no percurso dessa jornada é a psicoterapia!

 

 

A psicoterapia é uma ferramenta que busca conduzir as pessoas à uma maior percepção e compreensão de si mesmas. A psicoterapia pode nos ajudar com todos os tipos de problemas de cunho psicológico, ao nos auxiliar a superar nossos bloqueios, possibilitando assim ter uma comunicação mais assertiva. A assertividade, neste caso, é a capacidade emocional que direciona nossos comportamentos perante os outros e que determina nossas escolhas na qual conseguimos nos posicionar e nos expressar de forma adequada na sociedade.

 

 

Então, que tal começarmos essa jornada, tendo a oportunidade de vivenciarmos mudanças para um estilo de comunicação assertiva utilizando para isso os recursos da linguagem de forma mais eficaz?

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

LESSA, Luísa Galvão. Importância da linguagem na vida das pessoas. Gazeta do Acre. Publicada em 08 jan. 2014. Disponível em: < https://agazetadoacre.com/2014/01/artigos/luisa-lessa/2014-01-08-15-36-14/> Acesso em: 08 dez. 2021

 

MINUZZI, Crislaine. Et al. Estudo sobre a língua e linguagem: Considerações. 2012. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/portugues_artigos/linguagem.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2021

 

ROMERO, Priscila. Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo. Educação Pública. Publicada em 28 abr. 2015. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o-sociointeracionismo>. Acesso em: 08 dez. 2021
 

Autores:

 

Príncela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

 

Murilo Henrique Kordel – Discente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas. E-mail: [email protected]

 

 

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.