A Kawasaki está trabalhando em um novo modelo. No início de janeiro, a marca verde registrou o nome “Meguro” no órgão europeu de proteção de direitos intelectuais e em outros mercados, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Filipinas. A patente especifica que o nome se aplica para motocicletas e suas partes, além de bicicletas e veículos de duas rodas motorizados. A informação é do Motorcycle.com.
O nome Meguro, aliás, remete a uma antiga fabricante japonesa de motos que deu o pontapé inicial no mercado local na década de 1930, após ter acesso a desenhos e processos da Harley-Davidson, comprados depois da queda da bolsa de Wall Street. Nos anos 1960, a Meguro – que também é o nome de um dos bairros de Tóquio – passou a fazer parte da Kawasaki Heavy Industries, que controla a divisão de motos até hoje.
Essa teoria dá margem de que o modelo vindouro pode ser uma clássica, continuando a tendência começada pela Z900RS. Mas, pode muito bem ser uma custom de linhas mais tradicionais para ser opção à Vulcan S. Já que em novembro passado a marca trouxe de volta no Salão de Milão a W800 nas versões Café e Street.
Revivida claramente para disputar mercado com a Triumph e sua família Street, a nova W800 traz motor o mesmo motor para suas duas versões: um bi-cilíndrico paralelo de 773 cm³ SOHC de arrefecimento a ar, capaz de gerar até 48 cv de potência a 6.000 rpm e um belo torque de 6,4 kgf.m já nos 4.800 giros.
Com câmbio de cinco velocidades, a versão Street pesa 221 kg em ordem de marcha e traz assento relativamente baixo, a 770 mm do chão. Já a Café se diferencia apenas pela pequena bolha frontal e a posição de pilotagem levemente mais esportiva mais esportiva, com semi-guidões e assento 20 mm mais alto. E dois quilos a mais de peso total, porém. Os preços na Itália, por exemplo, são de 9.840 euros para a Street e 10.640 euros para a café. Os valores equivalem a pouco mais de R$ 41 mil e mais de R$ 44 mil, respectivamente.