InícioDestaqueJair Bolsonaro e comandante Moisés tomam posse nesta terça-feira

Jair Bolsonaro e comandante Moisés tomam posse nesta terça-feira

Últimas notícias

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe decisões individuais no STF

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Polícia Militar aborda suposto estelionatário e o encaminha para delegacia

Na tarde dessa quarta-feira, 9, a polícia militar foi...

Homem é preso após descumprir medida protetiva contra ex-companheira

Na madrugada dessa quinta-feira, 10, a Guarnição da Polícia...

As posses dos eleitos Jair Bolsonaro e comandante Moises acontecem nesta terça-feira, 1º de janeiro. A cerimônia em Brasília vai ser extensa e começa por volta das 14h, quando Bolsonaro e Michelle deixam a Granja do Torto rumo à Esplanada dos Ministérios.

Pouco depois das 14h30, o presidente eleito e a primeira dama devem trocar de carro em frente à Catedral. Tradicionalmente, o desfile é feito em carro aberto, um Rolls-Royce, mas ainda não está definido se o percurso será feito nele ou em carro blindado.

Os Dragões da Independência, policiais em carros, motocicletas e a pé os acompanham em direção ao Congresso Nacional. Pelo cronograma, o desfile do cortejo presidencial da Catedral até o Congresso ocorrerá às 14h45, com previsão de início da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados às 15h.

Em frente ao Congresso, o presidente eleito subirá a rampa e seguirá para o plenário na Câmara onde será oficialmente empossado. Ele fará um discurso. Tradicionalmente, é neste momento que são enviadas mensagens ao Parlamento e à sociedade.

Após o Congresso, Bolsonaro segue por volta das 16h para Palácio do Planalto. Haverá o Hino Nacional, revista às tropas, salva de 21 tiros e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No Planalto, ele sobe a rampa e segue para o Parlatório onde o presidente Michel Temer transmite a faixa presidencial.

Ainda no Planalto, o presidente eleito recebe os cumprimentos e nomeia sua equipe ministerial formada por 22 integrantes. Há a fotografia oficial em que o presidente eleito posa ao lado dos ministros nomeados.

A previsão é que por volta das 19h Bolsonaro siga para em cortejo para o Itamaraty. A recepção deve seguir até 21h. Os veículos de comunicação do Senado farão a cobertura completa da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 1º de janeiro. Na TV Senado, 135 profissionais vão trabalhar para oferecer, a partir das 14h, a transmissão da cerimônia.  Além de sintonizar a TV Senado pela televisão, o eleitor poderá acompanhar a posse pelo Facebook http://www.facebook.com/senadofederal

Em Santa Catarina

A solenidade de posse do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice-governadora Daniela Cristina Reinehr (PSL) será às 16 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde. Dar posse ao governador e à vice-governadora é competência exclusiva da Assembleia Legislativa, conforme determina o artigo 40 da Constituição Estadual. A sessão solene será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP).  Moisés e Daniela assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.

A TVAL, a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e as redes sociais da Alesc (Youtube e Facebook) transmitem, ao vivo, a sessão solene de posse.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.