InícioDestaqueIFSC realiza evento de ciência e tecnologia no Câmpus Canoinhas

IFSC realiza evento de ciência e tecnologia no Câmpus Canoinhas

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Programação aberta à comunidade acontece de terça a quinta-feira

De 22 a 24 de outubro, o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza a edição local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento de divulgação científica, tecnológica e cultural que ocorre todos os anos no Brasil. O tema deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável do Planalto Norte catarinense”.

 

Durante os três dias de evento, acontecerão palestras, oficinas, apresentações de projetos de ensino, pesquisa e extensão e atividades culturais. Como o objetivo da SNCT é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia, inovações e comunicações, toda programação é aberta para a comunidade externa, com visitação das escolas de Canoinhas e região.

 

Nesta terça-feira (22), a abertura da SNCT traz para discussão a exploração do xisto como fonte de energia. A palestra “Não Fracking Brasil”, com a pedagoga da ONG Não Fracking Brasil, Suelita Röcker, está marcada para 19h30, no auditório do IFSC. Fracking é um método de fraturamento hidráulico utilizado para realizar perfurações de rochas de xisto e extração de gás.

 

No dia 23, começam as oficinas voltadas aos alunos das escolas visitantes e as apresentações dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também haverá palestra sobre empreendedorismo e impacto positivo com a empresária Carla Viero, que atua no ramo de embalagens feitas a partir de materiais recicláveis. Sua empresa, a KeepEco, foi pioneira na utilização desses materiais. A palestra será quarta, às 10h.

 

Quem possui interesse pela área de ciências exatas ou é parte do ramo da construção civil poderá prestigiar, nos dias 23 e 24, o 3º Campeonato de Pontes de Palito. O evento reunirá estudantes competidores que vão concorrer com pontes construídas a partir de palitos de picolé e cola instantânea. As pontes serão construídas no dia 23 e, na manhã seguinte, acontece a decisão, com o rompimento das pontes, que suportam cargas de até 85kg.

 

Para quem se interessa por artes plásticas, uma das opções é o Concurso de Fotografias do IFSC, alusivo ao tema da semana. Como parte do evento, será realizada uma disputa entre as fotografias inscritas, decidida por meio de participação popular no Facebook e escolha de jurados, no dia 23.

 

Programação geral

22/10 Terça-feira | Auditório

19h Solenidade de abertura

19h30 Palestra “Não Fracking Brasil”, sobre a exploração do xisto como fonte de energia, com Suelita Röcker (ONG Não Fracking Brasil)

20h45 Apresentações culturais: Banda do IFSC – Little Boat City Band e Grupo de Dança – IFrequência

23/10 Quarta-feira

8h15 Sessão de Pôster SEPEI Interno | Local: Hall

10h Palestra “Empreender e gerar impacto positivo na sociedade”, com Carla Viero (KeepEco) | Local: Auditório

13h45 Apresentações orais do SEPEI | Local: Auditório

14h Exposição dos estandes dos cursos | Local: Hall

14h Mostra de minerais e rochas | Local: Sala/Térreo

18h30 Concurso de fotos | Local: Auditório

19h15 Apresentações orais do SEPEI Interno | Local: Auditório

24/10 Quinta-feira

9h Exposição dos estandes dos cursos | Local: Hall

10h Exposição dos estandes das escolas convidadas | Local: Hall

13h45 Apresentações orais do SEPEI Interno | Local: Auditório

19h Apresentação cultural: Banda Realização UnC | Local: Auditório

20h Cerimônia de encerramento com premiação dos trabalhos | Local: Auditório

Agenda de oficinas

23/10 Quarta-feira

8h Cultivo de Microorganismos eficazes

8h Oficina Pontes de palito

14h Utilização de jogos para aprender frações

14h Do campo à mesa: Como reduzir as perdas pós-colheita dos vegetais

14h Indicadores naturais

14h Anatomia das plantas: conhecimento e encantamento na educação científica

14h Crochetar é somar

14h Mosaico de tampinhas

15h30 Anatomia das plantas: conhecimento e encantamento na educação científica

19h Tendências do mercado de bebidas e alimentos

19h Incluído na SNCT: exercite sua cognição e os sentidos de percepção do mundo

19h Microbiologia de lodos ativados

19h Aromas sintéticos

19h Observação astronômica

24/10 Quinta-feira

8h Oficina Quebra das pontes de palito

8h Oficina Manejo de pastagens

8h Plantas aromáticas e seus óleos essenciais

8h Mini Planetário

8h30 Oficina de aquarela

8h30 Extratos naturais aplicados a cosméticos: demonstração de produtos

9h Relaxamento e meditação

9h Decoração de natal sustentável

9h Incluído na SNCT: exercite sua cognição e os sentidos de percepção do mundo

10h Decoração de natal sustentável

10h Oficina Manejo de pastagens

14h Xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico

14h Crochetar é somar

14h Plantas aromáticas e seus óleos essenciais

14h Relaxamento e meditação

14h Incluído na SNCT: exercite sua cognição e os sentidos de percepção do mundo

15h Alimentação saudável

16h Alimentação saudável

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.