InícioDestaqueIFSC lança concurso para premiar melhores vinhos e sucos de uva do...

IFSC lança concurso para premiar melhores vinhos e sucos de uva do Planalto Norte

Últimas notícias

A Trajetória de Antônio Viliczinski e a Origem do 3ºBPM

Dando continuidade à série de entrevistas com veteranos do...

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Com mais de 93 mil casos prováveis de dengue,...

Polícia Militar derruba ponto de tráfico em Três Barras

Após diversas denúncias anônimas via 190 sobre atividades de...

Coleta de amostras começa no dia 20 de maio

Fazer o próprio vinho, seja para consumo ou comercialização, é uma prática cada vez mais comum e que agora recebe o incentivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Câmpus Canoinhas do IFSC lança o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense. Mais que premiar os produtores, o concurso quer valorizar e incentivar a elaboração de vinhos e sucos de uva na região e integrar os produtores.

 

 

 

Nesta primeira edição, o concurso abrange quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho fino tinto, vinho de mesa branco e suco de uva tinto. Para participar, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. A participação é gratuita.

 

 

 

 

A inscrição deve ser feita com os extensionistas da Epagri ou com a equipe do IFSC, que estão em contato direto com os produtores. A coleta das amostras para a análise sensorial será realizada de 20 de maio a 10 de julho. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira, organizado pela Epagri no auditório do Câmpus Canoinhas do IFSC.

 

 

 

 

Segundo o professor do curso técnico em Agroecologia e do superior de Agronomia, Douglas André Würz, além do concurso, o projeto também contempla a caracterização dos produtores e a caracterização físico-química dos produtos elaborados. “O Câmpus Canoinhas está inserido numa região em que a agricultura possui importante participação na economia e geração de renda. Para que a viticultura tenha êxito e contribua para o desenvolvimento regional, é fundamental avaliar a qualidade dos vinhos e sucos de uva elaborados na região, até para que os produtores tenham um parâmetro de qualidade a ser alcançado”, explica.

 

 

 

 

Mais informações com o professor Douglas, no Câmpus Canoinhas do IFSC (Av. Expedicionários, 2150 – Bairro Campo da Água Verde – Fone: (47) 3627-4500), ou nos escritórios municipais da Epagri.

 

 

 

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.