Educação Principais Variedades

IFSC Canoinhas oferta curso on-line de empreendedorismo e inovação com apoio de centro de pesquisa do Butantan

Quer começar um negócio ou uma startup? Pretende atuar no mercado como gestor ou coordenador de inovação? Está precisando de incentivo e orientações? O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o curso Empreendedorismo e Inovação. O curso será on-line e ministrado por professores do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD), do Instituto Butantan e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

A iniciativa do IFSC tem como objetivo formar profissionais da região para atuarem com projetos inovadores e na abertura de novos negócios. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação, professores, técnicos e demais interessados. As inscrições vão até 22 de setembro no Sigaa. São 60 vagas disponíveis e a seleção é por ordem de inscrição, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

 

Link para inscrição: https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline

 

O curso terá oito aulas on-line síncronas, às quartas-feiras, 19h, no período de 29 de setembro a 17 de novembro. Além das aulas on-line, os participantes terão atividades para realizar na plataforma, que vão desde pesquisas de mercado até o desenvolvimento de um protótipo.

 

Mão na massa

 

Com foco no que se costuma chamar de mão na massa, o curso vai apresentar o universo empreendedor e da inovação, tornando os participantes fluentes em abordagens e metodologias atuais, como o Design Thinking e o Business Canvas, entre outras, que auxiliam o empreendedor a estruturar um projeto e seu modelo de negócio.

 

Durante todo o curso, os participantes irão receber convidados de universidades, startups e empresas do mercado e participar também de uma atividade prática, cujo objetivo é pensar e propor soluções inovadoras para problemas reais, que podem gerar um novo negócio.

 

Depois de passarem por vários desafios e ao término do curso, os participantes apresentarão o problema escolhido e a proposta inovadora encontrada para uma banca de avaliadores experientes. Através do que se chama de pitch, que é a exposição oral do negócio, e da entrega de um plano de negócios, os participantes poderão até sair do curso já com um investidor, incubadora ou empresa interessada no negócio.

 

Live de lançamento

Para quem ficou interessado em fazer o curso Empreendedorismo e Inovação, a coordenação do projeto fará uma live de divulgação nessa quarta-feira (15), às 19h, com todas as informações sobre o processo de inscrição, forma de seleção e programação das aulas. A live é aberta a todos os interessados e será transmitida pelo canal IFSC Canoinhas no YouTube e na página do câmpus no Facebook.

Comente esta matéria: