O Hospital de Três Barras, recebera um recurso de R$ 538.570,56 Referente a uma parcela atrasada do Governo Federal e Ministério da Saúde, que se refere a inauguração da ala Psiquiátrica que atende na unidade e atende a região toda.
Além de Três Barras, outras cidades da região irão receber recursos do Ministério da Saúde, Bela Vista do Toldo recebera 200mil e Mafra 1,4 milhões.
Durante cumprimento de agenda de trabalho em Santa Catarina, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou uma portaria que habilita serviços e leitos e libera recursos para 43 municípios do estado. Ele também entregou 13 ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O montante repassado chega a R$ 30,4 milhões. O governador Carlos Moisés e outras autoridades, incluindo secretários de Estado, prefeitos, deputados e senadores, acompanharam a assinatura realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
O ministro elogiou a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Segundo ele, há experiências catarinenses na área de saúde pública que devem ser aproveitadas em outros estados, como a integração entre o Samu e o Corpo de Bombeiros.
“Não é nenhum recurso novo. São serviços que já estão em funcionamento e que, às vezes, demoram até quatro meses, seis meses, um ano para a publicação da portaria. Faço publicamente um reconhecimento de que, neste fato, o Ministério foi muito lento e penalizou os prefeitos”, reconheceu o ministro. Mandetta atribuiu o repasse ao trabalho feito pela bancada catarinense no Congresso Nacional com a equipe técnica do Ministério da Saúde.
De acordo com o ministro, o país precisa aumentar o orçamento disponível à saúde, com mais recursos para estados e municípios. “O presidente (da República, Jair Bolsonaro) sempre deixa muito claro o que ele quer, que é menos Brasília e mais Brasil”, afirmou.