Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17hrs a polícia militar de Três Barras foi acionado para atender uma ocorrência maus-tratos, a guarnição recebeu informações de vizinhos que um cão estaria sofrendo de maus tratos, sendo privado de água e alimentação, preso em uma corrente pequena embaixo do assoalho da casa, com bicheira no focinho.
No local as testemunhas informaram que seu vizinho tem um cachorro, e que ele não trata o animal, que fica embaixo do assoalho da casa. Diz ainda que os vizinhos ficam fora de casa o dia todo.
A companheira do proprietário do animal, informou que seu companheiro tem um cão São Bernardo macho adulto e deixa o animal sem comida. Que ele fica preso na corrente e possui bicheira no focinho.
No local esteve Tatiane Cristina Carvalho, representando o grupo resgate e viabilizou a condução do animal para uma clínica veterinária para tratamento.
Além dos vermes o cão apresentava estar abaixo do peso, subnutrido.
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao proprietário do animal, sendo conduzido a delegacia.
Crime de maus-tratos aos animais: Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙