A locomotiva de tração a vapor, também conhecida com “chaleirinha”, “Macuquinha” como era chamada por alguns, com 112 anos, conserva uma história impressionante.
Era uma máquina de 1913 usada pela empresa Lumber – Railway Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que realizava o transporte de madeira beneficiada da serraria aos pontos de empilhamento, também para a estação onde carregava as grandes locomotivas que faziam o transporte até o porto, levava as toras de pinheiro, imbuia até a esteira para serem serradas. Seu trabalho era incessante, dia após dia entre um emaranhado de linhas férreas.
Só parou quando a empresa não precisava mais de seus serviços, sendo colocada em um parque localizado em frente à casa do Coronel no CIMH, onde por décadas serviu de brinquedo para as crianças que ali iam passar horas de lazer brincando de maquinista.
Após muitas conversas, solicitações com o comando do exército do Campo de Instrução Marechal Hermes e a 5ª Região Militar, em 14 de março de 2014 foi realizada uma doação da Locomotiva para o Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras.
Para o transporte da locomotiva houve uma mobilização de equipamentos adequados e pessoal, em se tratando de um objeto histórico e comprometido por ficar muito tempo exposto sem proteção e restauração.
Em 2019 o Senhor Izídio Moretti (In memoria) se propôs a fazer adequações e reforma na locomotiva que se encontrava em péssimo estado. Seu Izídio com vasto conhecimento da história do Município, aceitou fazer essa reforma com muito empenho e dedicação.
Fez algumas adaptações na escada, reformou todo o assoalha da locomotiva, que também recebeu pintura nova.
Pesquisa e Texto: Sueli Madeira