InícioConexão SaúdeGRIPE X RESFRIADO: QUAL É A DIFERENÇA?

GRIPE X RESFRIADO: QUAL É A DIFERENÇA?

Últimas notícias

Guerra Mundial: entenda riscos de conflito entre Israel e Irã

O risco de uma nova guerra mundial existe caso...

Parada 120 – Hamburgueria artesanal em Três Barras

Conheça o melhor delivery de hambúrgueres artesanais de Três...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos sanando uma das maiores dúvidas existentes no cotidiano social: a diferença entre a Gripe e o Resfriado. Muito embora os sintomas sejam parecidos, existe uma grande diferença entre eles, portanto, a nossa equipe de reportagem resolveu mergulhar de cabeça neste assunto e nesta edição, trazer à tona as diferenciações.

 

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e o local das vias respiratórias afetadas. De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Além disso, no resfriado a região afeta é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado. Além disso, a gripe ocorre, principalmente, durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença.

 

Na tabela a seguir estão resumidas as principais diferenças entre gripe e resfriado: (causas, duração, sintomas e complicações).

Diferenças Gripe Resfriado
Causas É causada pelo vírus Influenza É causado pelo Rhinovírus ou outros semelhantes
Duração Dura de 7 a 10 dias Dura de 2 a 4 dias
Sintomas Há febre alta Febre baixa ou sem febre
  Há tosse, muita dor muscular e forte dor de cabeça Há tosse, alguma dor muscular e uma leve dor de cabeça
  Há dor de garganta, nos olhos e nariz escorrendo Há mal-estar e nariz escorrendo, e pode haver rouquidão
Complicações Pneumonia Otite, sinusite, bronquite
Tratamento Tomar muitos líquidos, tomar remédios cmo Apracur e Benegripe. Tomar remédios como Paracetamol, Ibuprofeno e vitamina C.

 

Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça. Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e à ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.

 

O tratamento da gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico que pode incluir Paracetamol para baixar a febre e remédios para gripe como Cimegripe, por exemplo, porque eles tem ingredientes que favorecem a eliminação do vírus. Além disso é recomendado repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas. Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões, se a pessoa não realizar nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo. Para tratar o resfriado pode ser necessário tomar algum remédio para descongestionar as vias respiratórias, como um anti-alérgico, como a Desloratadina, por exemplo.

 

Tomar vitamina C pode ajudar a fortalecer os sistema imune e combater os sintomas mais rápidos, assim pode ser útil tomar suco de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos, por exemplo.

 

 

Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo.

 

Outros cuidados importantes em caso de gripe ou resfriado são:
• Agasalhar-se bem;
• Manter os pés aquecidos;
• Lavar as mãos sempre depois de espirrar ou tossir;
• Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;
• Evitar ambientes fechados;
• Evitar o consumo de alimentos gelados;
• Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.
Estes cuidados servem, especialmente, para evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura.

 

 

Na próxima edição, estaremos retornando com mais informações de interesse da nossa população. Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.