InícioConexão SaúdeGRIPE (INFLUENZA): Como é o contágio? E quais são os meios para...

GRIPE (INFLUENZA): Como é o contágio? E quais são os meios para se prevenir?

Últimas notícias

Danilo Dyba se apresenta no Natal em Família de Canoinhas nesta segunda-feira

O Natal em Família de Canoinhas recebe nesta segunda-feira...

Semana deve ser de temperatura baixa e pouca chuva

SEGUNDA-FEIRA (09) Na segunda-feira (09), a chuva diminui em parte...

Bombeiros atendem saída de pista na BR-280

Por volta das 14h deste domingo (08) foi registrado...

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos destacando um assunto muito importante e que está entre os temas mais comentados na imprensa escrita, falada e televisionada: a Gripe (Influenza). Na semana passada, destaquei nas minhas Redes Sociais uma informação sobre a meta de vacinação que segundo a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal, restavam menos de 10% para atingir a totalidade da imunização dos grupos de risco no município de Três Barras.

 

 

 

Com base nestes dados e na Campanha Nacional que se encerra na próxima sexta-feira (31), abordaremos aqui um pouco sobre o que vem a ser de fato essa Gripe (Influenza) e como acontece o contágio e as suas maneiras de prevenção e cuidados. Segundo o Portal do Ministério da Saúde, a gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

 

 

 

Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) concede de forma gratuita a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus. Um dado alarmante aponta que se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

 

 

 

No Brasil, existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no território nacional: A, B e C.

 

 

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

 

O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

 

 

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

 

 

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

 

 

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

 

 

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

 

 

O vírus influenza A (H7N9) é um subtipo de vírus influenza A de origem aviária.

 

 

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em dois grupos principais (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

 

 

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, portanto apresentam implicações menos significativas de saúde pública.

 

 

Em 2011, um novo tipo de vírus da gripe, o D, foi isolado de suínos e gado nos Estados Unidos da América (EUA) e também foi identificada a circulação desse novo tipo de vírus influenza, em bovinos, na França, a partir de 2014 esse vírus vem sendo mais identificado. A nossa equipe de reportagem resolveu destacar a distribuição dos tipos de vírus para uma melhor compreensão dos nossos leitores:

 

Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Lembrando que procuramos sempre trazer assuntos que gerem uma discussão conceitual e que te proporcionem conhecimentos e análises. Na próxima edição, se Deus assim nos permitir, estaremos por aqui com muito mais informações e assuntos importantes. Um forte abraço e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.