InícioDestaqueFinal de semana deve ser de calor intenso e risco de temporais

Final de semana deve ser de calor intenso e risco de temporais

Últimas notícias

Na sexta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país segue favorecendo a formação de áreas de instabilidade em Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa, principalmente na metade sul do estado, com destaque para as áreas de divisa com o RS. O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Temperaturas entre 30 e 35°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte.

 

Sábado (18)

No sábado (18), a formação de uma nova frente fria, mantém as instabilidades intensas na metade sul do estado entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, com o avanço deste sistema, as chuvas também ganham força nas demais regiões catarinenses. Há condições para temporais com rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo em todo o estado. Já a chuva volumosa deve ficar concentrada nas áreas de divisa com o RS. O risco continua alto a muito alto para ocorrências associadas aos temporais e aos elevados volumes de chuva precipitados. Temperaturas se aproximam dos 40°C no Litoral Norte.

Domingo (19)

No domingo (19), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme no estado. Apenas em áreas do Planalto e Litoral Norte ainda há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no início do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, mas continua alto para deslizamentos e inundações graduais em função do volumes de chuva precipitados nos dias anteriores. Temperaturas ficam amenas pela manhã e sobem menos em comparação aos dias anteriores.

Tendência para os próximos dias

Na segunda-feira (20), uma alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina, com temperaturas amenas pela manhã, mas voltam a subir à tarde, principalmente no Grande Oeste e Litoral Sul. Na terça-feira (21), uma nova área de baixa pressão associada ao fluxo de calor e umidade favorece o retorno da instabilidade no estado.

 

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.