Nesta quarta-feira, 10, o Exército brasileiro iniciara um período de treinamento que ocorrera entre os dias 09 a 17 de agosto, no Campo de Instrução Marechal Hermes, sendo um treinamento de tiros de armas coletivas.
O treinamento será realizado no período da tarde, a partir das 13hrs desta quarta-feira, estarão efetuando tiros de morteiro, metralhadoras e obuseiros. Durante a semana diversas viaturas do exército estarão transitando no centro da cidade.
Durante o dia, será possível escutar disparos de arma de fogo, a comunidade deve se tranquilizar e estar ciente que se trata apenas de um treinamento do Exército Brasileiro.
Exercício Marechal Hermes
A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) também conhecida como Brigada Silva Paes, cuja sede está localizada em Florianópolis/SC, está subordinada à 5ª Divisão de Exército, sediada em Curitiba (PR). É composta por suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, tais como: O 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau/SC, o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville/SC , o 63º Batalhão de Infantaria de Florianópolis/SC, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Miguel do Oeste/SC, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma/SC, e o 27º Batalhão Logístico de Curitiba/PR. E, ainda por suas Subunidades e Pelotão, a 3ª Companhia de Infantaria Motorizada de Tubarão/SC, a Companhia de Comando da 14ª Bda Inf Mtz de Florianópolis/SC e o
14º Pelotão de Polícia do Exército também de Florianópolis/SC.
A fim de cumprir a missão de integrar o Exército Brasileiro às comunidades da região, o Exercício Marechal Hermes que ocorrerá no período de 09 a 17 de agosto, nos municípios de Três Barras/SC, Mafra/SC e Rio Negro/PR, destacará a atuação para manter, em níveis elevados, a credibilidade e a confiança da sociedade na Instituição, e fortalecer o moral da tropa.
Fazem parte do Exercício: o Tiro de Armas Coletivas, a marcha da tropa para combate, simulação de ataque à localidade, ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Garantia de Votação e Apuração (GVA) e Ação Cívico-social, visando duas escolas locais.
Haverá grande circulação de viaturas e quantitativo de militares. Para que não haja alarde por parte da população, trata-se de um exercício comum às práticas militares, com o propósito de adestrar a tropa para situações futuras.