No fina da tarde desta, segunda-feira, 28, por volta das 18hr00 os bombeiros de Itaiópolis foram acionados pela Equipe de Resgate da Concessionária da via Arteris para dar apoio em uma grave ocorrência na BR-116, Km-35, Localidade de Rio da Estiva, onde ouve um acidente de trânsito tipo engavetamento com múltiplas vítimas.
No local, foi constatado que o engavetamento envolveu 3 caminhões: Caminhão 1 – Ford Cargo 816 Vermelho, onde encontrava-se sentada no acostamento da via, a caroneira, uma mulher de 38 anos, consciente, orientada, sinais vitais estáveis, com suspeita de fratura fechada na pelve e no membro inferior esquerdo (pé), com leve sangramento.
Durante o atendimento, chegou no local a equipe dos bombeiros de Itaiópolis, que auxiliaram a guarnição na estabilização e imobilização da vítima e, após foi conduzida pela equipe dos bombeiros de Itaiópolis para o Hospital Santo Antônio de Itaiópolis.
O condutor do caminhão, um homem, sofreu escoriações leves e recusou atendimento.
Caminhão 2 – Mercedes Benz Atego 2426 Vermelho, conduzido por um homem de 57 anos, preso nas ferragens pelos membros inferiores, sendo atendido pela guarnição da Concessionária da via. Após a guarnição realizar a estabilização e imobilização da vítima do caminhão 1, concentrou os esforços para auxiliar a guarnição da concessionária de via para desencarcerar a vítima.
Foi necessário um caminhão com guincho para suspender o teto do caminhão que pressionava o crânio da vítima e, 02 cilindros expansores trabalhando simultaneamente para rolar o painel e remover as ferragens que prendiam os membros inferiores.
Antes mesmo do total desencarceramento, a vítima rebaixou e evolui para estado de choque hipovolêmico, onde necessitou a intervenção da médica do SAMU que acabará de chegar. Após extrair a vítima, foi entregue para a equipe avançada do SAMU. A vítima apresentava-se com os membros inferiores politraumatizados com grande hemorragia e, também fratura no membro superior direito (rádio e Ulna) e, um corte contuso com hemorragia no crânio em região parietal (lado direito).
Caminhão 3 – Scania 380 branco, conduzido por um homem que nada sofreu e permaneceu no local para prestar informações a Polícia Rodoviária Federal.
A ocorrência envolveu muitas equipes: Concessionária da Via Arteris, PRF, SAMU, Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, além dos Bombeiros de Papanduva.