No século passado, entre os anos de 1910 a 1940, funcionou em Três Barras, a maior serraria da América do Sul: a madeireira norte-americana“Lumber”.
Devido ao grande número de crianças, filhos dos funcionários da empresa, fez-se necessária a construção de uma nova escola.
Antes disso, haviam algumas escolas particulares na língua polonesa e nesse mesmo local, a pequena escola isolada “João Pessoa”.
O Grupo Escolar “General Osório” foi oficialmente inaugurado em 16 de março de 1939.Teve como seu primeiro diretor, o senhor Júlio Cantizano, natural de Biguaçu (SC).No ato de inauguração esteve presente o Governador do Estado, senhor Nereu Ramos, que mais tarde também foi Presidente do Brasil.
Naquela época Getúlio Vargas ocupava a presidência do Brasil, tendo como meta o nacionalismo.Era costume do mesmo, homenagear os grandes vultos da Pátria, colocando seus nomes em escolas, hospitais, aeroportos, etc.
A escola recebeu como patrono, o nome de General Osório, em homenagem ao general do Exército, Manoel Luís Osório, natural do Rio Grande do Sul, que serviu ao Brasil durante a guerra do Paraguai, nos tempos do Império e saiu-se vitorioso na Batalha de Tuiuti em 24 de maio.
O dia do patrono é comemorado em 24 de maio.
Até a presente data (2019) a escola contou com a administração de 19 diretores.Sendo a atual diretora, a senhora Janaína dos Santos Bueno.
Inicialmente era chamada de Grupo Escolar “General Osório”.
A partir de 1972 passou à Escola Básica, em 1992 passou a se chamar Colégio Estadual e por fim, Escola de Educação Básica “General Osório”.
Foi durante muitos anos, a única escola do município.
Os alunos escreviam com caneta de pena, usavam tinteiro e mata borrão.
O hino escolar foi escrito por Otília Irene Friedrich, a quinta diretora da escola, em 1949.Essa diretora era natural de Porto União.
HINO DA ESCOLA “GENERAL OSÓRIO”.
Iº
Nós os alunos desta amada escola,
General Osório, escola exemplar.
Que o estudo dignifica
e agrisola,
Havemos de sempre honrar.
IIº
Queremos saber,
Saber a Pátria servir.
O estudo garantido,
O mais seguro porvir.
Um brado levantemos:
Viva General Osório,
Nossa escola exemplar.
IIIº
E confiantes, almas enriquecidas
Seguir adiante,
Sempre a lutar.
Preparados
Para enfrentar a vida.
Com o exemplo
Da escola e do lar.
IVº
A escola é um bem.
Tesouro de imenso valor.
A força da instrução,
Esteio do nosso vigor.
Um brado levantemos:
Viva General Osório,
Nossa escola legal!
Por: Prof. José Francisco