A educação está intimamente relacionada com a evolução humana, e a tecnologia desempenha um papel significativo nessa evolução. Através da educação, práticas culturais, tradições e inovações são preservadas e transmitidas, permitindo que as sociedades humanas evoluam e progridam ao longo do tempo.
No entanto, é necessário discutir as ações que devem ser tomadas diante da adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas salas de aula. A tecnologia não deve se reduzir a uma mera ferramenta, mas uma possível compreensão do novo e da relação do professor com ela.
Os professores precisam estar atentos à realidade e precisam possibilitar-se a troca de experiências e informações com os alunos.
Como destacado por Nelson de Luca Pretto (1996), não basta inserir novos recursos tecnológicos para elaborar uma nova prática educacional. É necessário repensar a educação em outros tempos, considerando a presença dos novos recursos.
A formação e qualificação profissional dos professores são essenciais para o uso eficaz das TIC’s. O Estado pode fornecer subsídios para facilitar a formação de docentes, buscando um grande investimento no futuro da educação.
A falta de estrutura para que os professores possam privilegiar as tecnologias em seu planejamento também compromete o uso adequado das TIC’s nas escolas, muitas vezes, as escolas sequer têm acesso à Internet, ou o sinal é inadequado para seu uso.
Além disso, é necessário considerar o interesse dos alunos, que já nasceram em um mundo com pleno desenvolvimento tecnológico, que oferece uma gama enorme, de informações e conhecimentos, o que acaba por exigir um professor atento a essa realidade.
Em conclusão, a aplicação das TIC’s na prática é influenciada pela capacitação docente, estrutura existente na escola, motivação, valorização docente e planejamento pedagógico. É necessário entender que a inserção digital tem um significado impactante nos trabalhos educativos e que os professores precisam estar atentos à realidade para possibilitar a troca de experiências e informações com os alunos.
Referências
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, 1996. p. 112,114,115,117.
Autores:
Samuel Carlos da Rosa Faustino – [email protected]
Willian de Oliveira Bosse – [email protected]