Duas turmas, com 35 mulheres entre 18 e 40 anos, concluíram o curso de Operador de Máquina de Costura promovido gratuitamente pela Prefeitura de Três Barras, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC).
A qualificação profissional, que teve uma carga horária de 240 horas de aulas teórica e prática ministrada pela professora Giliane Nara Seidel, foi uma iniciativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, no espaço de corte e costura que fica em anexo à Casa da Cidadania, no bairro João Paulo II. Autoridades municipais acompanharam a solenidade.
Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samira Mussi, destacou a importância do curso por capacitar e inserir mulheres no mercado de trabalho.
Já a vice-prefeita, Ana Claudia da Silveira Quege, enfatizou que ao investir em cursos de qualificação voltados às mulheres, o município também está incentivando o empoderamento e desenvolvendo a auto estima do público feminino.
Para o prefeito Luiz Shimoguiri, as formandas saem preparadas para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, como também para empreender de forma individual. Na ocasião, ele também adiantou que a parceria com o Senai/SC será renovada a fim de que novos cursos sejam ofertados à população.
O curso foi realizado entre os meses de janeiro e abril, de segunda a sexta-feira, com turmas nos períodos vespertino e noturno. Durante as aulas práticas, foram confeccionadas mais de 2,3 mil peças de roupas de diversos tamanhos e modelos.
Das 35 formandas, 30 serão contratadas de imediato por empresa do ramo de confecção que está se instalando no distrito de São Cristóvão. A expectativa, segundo representantes da empresa presentes no evento, é a confecção contar com 70 colaboradores até o final deste ano e 120 no final de 2024.