Por natureza, as crianças são curiosas e vivem buscando respostas para tudo, a todo instante e em qualquer lugar.
E quando estimulado, esse interesse e motivação podem sim potencializar o processo de aprendizado, seja na escola ou no convívio diário com familiares e amigos.
E foi a partir de um conteúdo abordado em sala de aula, na disciplina de História, que alunos do 6° ano da Escola Básica Municipal Guita Federmann, de Três Barras, transformaram suas curiosidades em novas descobertas.
“Às vezes, a história que encontramos nos livros parece tão distante. Então, porque não trazê-la para a nossa realidade?”, indagou o professor Vinicius Silva, ao comentar o envolvimento dos estudantes ao analisarem os fatos históricos que remetem à família real britânica, que junto com o parlamento inglês, governa o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).
Desde 1952 no trono do Reino Unido e de outros 15 estados independentes, e uma das pessoas mais influentes do mundo, a Rainha Elizabeth II teve sua biografia pesquisada pelo grupo. Apesar de terem compilado informações e até fatos poucos conhecidos da monarca, os alunos chegaram à conclusão que ainda poderiam ir além.
Por isso, resolveram encaminhar uma carta à Rainha visando saber mais sobre os hábitos familiares e da monarquia britânica, e como também é a rotina no Palácio de Buckingham.
Sob a orientação do professor Vinicius, o texto foi desenvolvido e revisado em sala de aula, contando com sugestões e a participação de todos.
Conhecida pelos colegas por sua caligrafia perfeita, a aluna Amanda Grittens foi a responsável por transcrever o conteúdo que será direcionado à monarca, juntamente com a versão em inglês do texto e uma imagem da Rainha, desenhada a lápis.
Elizabeth recebe cartas do mundo todo diariamente. Escolhe algumas e as responde pessoalmente. Durante o seu reinado, estima-se que já tenha dado retorno a mais de três milhões de correspondências. “Todos estão ansiosos e na expectativa de receber a resposta da majestade”, afirmou o professor.