Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina de reforço bivalente contra a covid-19 está liberada para a população acima de 18 anos.
Para poder receber a vacina, no entanto, a pessoa deve ter tomado pelo menos duas doses monovalentes como esquema primário, independente da fabricante do imunizante.
“É importante frisar que o intervalo entre a última dose e a nova deve ser de no mínimo quatro meses”, informa a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo ela, no momento há 174 doses da vacina bivalente distribuídas entre as nove unidades básicas de saúde de Três Barras.
“Estamos no aguardo da chegada de novas remessas do imunizante”, afirma a enfermeira.
Conforme nota técnica n°30/2023, do Ministério da Saúde, a dose de reforço para o público entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente.
“Reitera-se a importância de incentivar aqueles que não foram vacinados, a receberem o esquema primário completo e dose de reforço com os intervalos sugeridos pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, sugere a nota.