InícioDestaqueContribuições Psicológicas da Terapia de aceitação e compromisso para a realidade da...

Contribuições Psicológicas da Terapia de aceitação e compromisso para a realidade da pandemia de Covid 19

Últimas notícias

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão...

Pinhão, pipoteca e maconha; Polícia militar prende traficante em Três Barras

Na quarta-feira, 17, por volta das 18h10, policiais militares...

Você sabe o que é Terapia de Aceitação e Compromisso? A psicologia é bastante vasta e nos proporciona muito conhecimento tanto para quem decide se formar em psicologia e ser um psicólogo (a) quanto aqueles que passam por um processo de psicoterapia.

 

O primeiro manual da ACT: Terapia de Aceitação e Compromisso: Uma Abordagem Experiencial para Mudança Comportamental, foi publicada em 1999, por Steven C. Hayes juntamente com outros colaboradores: Kelly Wilson e Kirk Strosahi.

 

Neste manual, é possível verificar que a terapia da Aceitação e Compromisso trabalha aspectos como: Momento presente, Aceitação, Valores, Ações com compromisso e Desfusão Cognitiva. Estes conceitos podem ser aproveitados em nossas vidas, especialmente neste momento de pandemia de Covid-19, pois é notório mudanças em nosso cotidiano decorrentes do isolamento social, tais mudanças nos deixam mais propensos a alguns tipos de sentimentos depressivos bem como outros sintomas como ansiedade, irritabilidade, dificuldades com sono, alimentação etc.

 

Para melhor enfrentamento de situações estressantes, a primeira dica é focar no que podemos controlar, ou seja, não temos controle total sobre ações de outras pessoas e podemos nos preocupar excessivamente com coisas do tipo: erros dos outros, fim da pandemia, cura da Covid-19 etc. Exemplos do que podemos controlar: nossas palavras, nossas ações, alimentação, higiene, ver mais notícias positivas apesar das crises mundiais, entre outros.

 

Outra dica é: ficarmos atentos ao que se passa em nossa mente, ter a habilidade de olhar um pensamento como apenas um pensamento, não como a realidade concreta, técnica chamada de desfusão cognitiva. Podemos aplicá-la da seguinte forma: “minha mente está pensando tal coisa” “estou percebendo que estou tendo pensamento X”, estas observações nos ajudam a perceber tais acontecimentos de maneira mais distante, saindo do “piloto automático” que é estar identificado com pensamentos ruins.

 

Também é importante voltar a nossa atenção para o corpo. Com o excesso de estímulos mentais ficamos muito focados no passado ou futuro e esquecemos do momento presente, o contato com o corpo ajuda a ficarmos mais conectados com o mundo prático, não somente com pensamentos de algo que já ocorreu ou sobre o futuro que não irá acontecer exatamente como imaginamos. Exercícios físicos em geral são recomendados e a maior atenção aos cinco sentidos trarão maior presença ao agora, o que nos dará sensações de vitalidade.

 

Além do corpo, se comprometer com atividades do dia, ou seja, prestar a atenção ao que estamos fazendo, por mais simples que isso possa ser, por exemplo, ao comer algo procurar fazer apenas isso, sem dividir a atenção com outras coisas, isso poderá ser aplicado a qualquer atividade, isso trará apreciação do que estamos fazendo.

 

Praticar ações ligadas aos nossos valores também faz muito bem, isso quer dizer, se ligar ao que acreditamos, por exemplo se damos muito valor a caridade, generosidade e em ideias espirituais é importante realizar ações baseadas nestes propósitos. Isso nos ajuda a dar sentido as nossas ações.

 

Outro bom ato a ser fazer é se abrir para o que está acontecendo, isso nos auxilia a fazer as pazes com o que pensamos e sentimos, é a ideia de aceitar o momento mesmo sendo ruim ou bom, não rejeitar seus pensamentos e sentimentos e sim observá-los com menos julgamentos. Por pior que seja a situação, ela irá passar.

 

Outra dica é identificar recursos. Podemos aproveitar os recursos de acesso à informação de forma online, cursos, aprender coisas novas em casa, reunir amigos por aplicativos, há também os recursos públicos adaptados para a quarentena, como a distribuição de máscaras em instituições públicas. É aconselhável fazer listas sobre quais recursos são necessários, para que não fiquemos confusos em meio a grande quantidade de opções.

 

E por último, desinfectar e distanciar. Cumprir as normas de proteção ao Covid-19, lembrar o que podemos fazer no momento que é respeitar o distanciamento social, usar máscara e se higienizar frequentemente.

 

 

A Universidade do Contestado do Campus Canoinhas possui O Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) que oferece serviços gratuitos a comunidade e está localizado na rua Roberto Ehlke, n. 85. O Agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica do seu bairro

 

Jaquelini Conceição – Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

 

Princela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

Gabriel José Suchara – Estudante do curso de Psicologia da UnC Canoinhas. E-mail: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.