InícioConexão SaúdeConjuntivite: tipos, sintomas e como tratar em casa

Conjuntivite: tipos, sintomas e como tratar em casa

Últimas notícias

Guerra Mundial: entenda riscos de conflito entre Israel e Irã

O risco de uma nova guerra mundial existe caso...

Parada 120 – Hamburgueria artesanal em Três Barras

Conheça o melhor delivery de hambúrgueres artesanais de Três...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos abordando um assunto que ouvimos com pouca frequência na grande mídia: Conjuntivite. Provavelmente você já ouviu falar nesta doença e no quanto ela prejudica a visão, mesmo assim, a nossa equipe de reportagem resolver assumir esta missão e levar até você os tipos, os sintomas e quais são os métodos de tratamento.

 

E para começarmos a nossa conversa, precisamos saber o que é de fato Conjuntivite e o que essa doença causa nos olhos, deixando-os avermelhados com aquela sensação de ardência.

 

A Conjuntivite é a inflamação da membrana externa do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Os principais sintomas da conjuntivite são vermelhidão nos olhos, coceira e olhos lacrimejantes. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

 

A conjuntivite pode ser dividida em três tipos:

 

Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é o tipo mais comum. Essa categoria de conjuntivite é contagiosa, ou seja, é possível passar para outras pessoas pelo ar ou contato com o local. Ela pode acometer um ou os dois olhos e, normalmente, os sintomas são o lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, secreção (clara ou amarelada) e hiperemia (olhos vermelhos) (2). A conjuntivite infecciosa pode ser divida em outros tipos:

 

Conjuntivite viral: A conjuntivite viral é o tipo mais comum, ela é transmitida por um vírus conhecido como adenovírus. Diferente do que muitos pensam, esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar, mas sim pelo contato com as secreções oculares e também através de tosse e espirro do paciente infectado.

 

Conjuntivite bacteriana: A conjuntivite bacteriana não é tão comum quanto a viral, porém ela pode ser mais perigosa. Ela é transmitida através do contato pessoal com a bactéria. Portanto, se a pessoa tocar em algum local contaminado inclusive nos olhos ela será infectada.

 

Conjuntivite fúngica: A conjuntivite fúngica é a mais rara entre todos os tipos. Ela ocorre quando uma pessoa machuca os olhos com madeira. Por ser muito difícil de tratar, a conjuntivite fúngica pode causar complicações na visão.

 

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A característica mais marcante da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos. Além disso, ela pode apresentar outros sintomas como:

 

  • Vermelhidão nos olhos
  • Olhos lacrimejantes
  • Pálpebras inchadas
  • Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)
  • Coceira
  • Fotofobia (dor ao olhar para a luz)
  • Visão borrada
  • Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

 

Existem diversas condições que podem causar vermelhidão no olho, podendo provocar dor nos olhos, sensação de que algo está preso em seus olhos, visão turva e sensibilidade à luz. Se você tiver esses sintomas, procure um especialista com urgência.

 

Faça uma consulta com o seu médico se detectar quaisquer sinais ou sintomas que podem indicar conjuntivite. A conjuntivite pode ser altamente contagiosa, especialmente duas semanas após os sinais e sintomas começarem. O diagnóstico precoce e o tratamento podem proteger as pessoas ao seu redor de ficar com conjuntivite também.

 

As pessoas que usam lentes de contato precisam parar de usar assim que os sintomas de conjuntivite começam. Se seus sintomas não começam a melhorar nas primeiras 12 a 24 horas, faça uma consulta com seu médico para garantir que você não tenha uma infecção ocular mais grave relacionada ao uso de lentes de contato.

 

Na consulta médica:

Especialistas que podem diagnosticar a conjuntivite são:

  • Oftalmologista
  • AlergistaClínico geral.

 

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando os sintomas começaram a aparecer?
  • Os sintomas foram contínuos ou ocasionais?
  • Quão graves são os seus sintomas?
  • Alguma coisa melhora os sintomas?
  • O que parece piorar seus sintomas?
  • Seus sintomas afetam um olho ou ambos os olhos?
  • Você usa lentes de contato?
  • Como você higieniza suas lentes de contato?
  • Você teve contato íntimo com alguém com conjuntivite ou gripe e resfriado?

 

Na próxima edição, estaremos retornando com mais informações de interesse da nossa população. Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.