InícioConexão SaúdeConheça as oito doenças comuns da estação das flores

Conheça as oito doenças comuns da estação das flores

Últimas notícias

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão...

Pinhão, pipoteca e maconha; Polícia militar prende traficante em Três Barras

Na quarta-feira, 17, por volta das 18h10, policiais militares...

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje estaremos destacando um assunto de extrema importância. Com a chegada da estação das flores, os nossos dias ganham mais brilho, cores e perfumes. Até o clima se torna alegre e totalmente acalentador, porém, o que muita gente não sabe é que por de trás destes aspectos existem algumas doenças que assolam a população.

 

 

E dentre os males, podemos destacar oito, as mais presentes na Primavera. Portanto, redobre sua atenção e leia essa nossa matéria na íntegra, com certeza muitas das suas dúvidas serão sanadas após esta nossa conversa. Com a mudança de temperatura, muitas doenças começam a surgir, algumas relacionadas com o clima e outras com o desabrochar e polinização das flores. Leia nossas dicas para curtir a primavera com muito mais saúde e disposição.

 

 

A primeira doença é a conjuntivite: Com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. O melhor a se fazer é manter os olhos sempre limpos e lubrificados e lavar eventualmente com soro fisiológico. Na segunda colocação, está a rinite alérgica: Assim como na conjuntivite, o pólen pode irritar as vias aéreas causando rinite alérgica. A febre do feno é outro nome dado a essa rinite causada pelo pólen das plantas. Além disso, a mudança climática propicia irritações nas mucosas nasais e da garganta. Beba muito líquido, como água e sucos de frutas naturais.

 

 

A catapora é a terceira doença mais comum nesta época do ano, também conhecida como varicela, à catapora se prolifera com o aumento da temperatura. Na primavera é quando o vírus começa a se multiplicar e as infecções ficam muito mais frequentes. Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas. Com o aumento da temperatura, aumenta-se a frequência das chuvas em muitas regiões do país, e a proliferação da leptospirose, uma doença transmitida por águas contaminadas, aumenta. A melhor medida a se tomar é evitar andar descalço na água da chuva, assim como evitar qualquer contato com água supostamente contaminada. No ranking das doenças, a leptospirose ocupa o quarto lugar. Na quinta colocação, temos a tão falada e comentada dengue: Embora a doença atinja prevalência máxima no verão, durante a primavera os primeiros casos começam a surgir, sobretudo nas regiões mais chuvosas do país. Para evitar a transmissão da dengue, não deixe água limpa parada após as chuvas em pneus, vasos ou qualquer outro tipo de reservatório.

 

 

Se não bastasse a dengue, a estação mais cheirosa do ano nos apresenta no sexto item o sarampo: Assim como a catapora (varicela), os casos de sarampo começam a aumentar com a elevação da temperatura. As crianças pequenas são as mais suscetíveis. A melhor medida a se tomar é a vacinação. Não tão perigosa quanto o sarampo, mas necessitada de grande atenção, aqui destacamos na sétima colocação do nosso ranking a rubéola: Doença viral extremamente grave para gestantes. Com o aumento da temperatura, o vírus se multiplica mais facilmente. Vacine-se contra a rubéola, com especial atenção para mulheres grávidas e crianças pequenas. Finalizando a apresentação das oito doenças da primavera, aqui estão as alergias: As alergias podem se manifestar de diversas formas, como coceiras na pele, nariz pingando e olhos vermelhos. Casos graves envolvem fechamento da garganta e até parada respiratória.

 

 

Com o aumento da polinização e dos insetos, as crises de alergia tornam-se muito mais comuns na primavera. Embora as alergias sejam, no geral, difíceis de serem antecipadas, o tratamento imediato é sempre a melhor forma de alívio. Se você começou com algum sintoma de alergia, não hesite em tomar as medicações antialérgicas para evitar aborrecimentos. Na próxima edição, estaremos retornando com mais informações de interesse da nossa população. Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Como tema escolhido para o encontro da semana que vem, abordaremos o lúpus e o tratamento, o que é e como se prolifera. Um forte abraço a todos e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.