InícioDestaqueConfirmado primeiro caso de influenza em Canoinhas

Confirmado primeiro caso de influenza em Canoinhas

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas confirmou o primeiro caso de influenza em Canoinhas de 2019. O paciente foi hospitalizado: é um homem que estava no grupo de risco e não havia tomado a vacina.

 

 

Este caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faz a secretaria alertar a população sobre a importância da imunização. “A gripe é uma doença que deve ser levada a sério, porque mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, lembra a secretária de Saúde, Zenici Dreher. Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, a influenza está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

 

As unidades básicas de saúde de Canoinhas disponibilizam a vacina gratuitamente à população alvo da Campanha Nacional até o dia 31 de maio.

 

Quem pode tomar a vacina?

• Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.

 

• Gestantes: em qualquer idade gestacional.

 

• Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto.

 

• Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.

 

• Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.

 

• Povos indígenas.

 

• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.

 

• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

 

• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

 

• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

  • · Policiais Civis e Militares

 

  • · Bombeiros

 

  • · Forças armadas (membros ativos)
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.