InícioCegueira e SolidariedadeConexões entre humanos e a natureza

Conexões entre humanos e a natureza

Últimas notícias

Identificada vítima fatal de acidente no São Cristóvão

Identificada a vítima falta,   Jocimar Daniel, de 27 anos,...

Grave acidente no São Cristóvão deixa motociclista morto

Na manhã dessa quarta-feira, 09, Os bombeiros de Canoinhas...

Sine de Canoinhas oferece 30 vagas que não precisam de experiência

O serviço de intermediação de vagas da Prefeitura de...

Quem imaginaria, menos de dois anos atrás, que uma pandemia marcaria e transformaria significativamente e de maneira abrupta a história e as relações da sociedade humana entre si e com a natureza!? Assim, a pandemia decorrente da Covid-19 alterou hábitos, costumes, práticas e relações da sociedade entre si.

 

 

Por conta disso, alguns hábitos, costumes e práticas foram resgatados e novamente adotados em nosso cotidiano. Deste modo, nos últimos 17 meses, devido ao perigo da propagação do Coronavírus, tivemos que reinventar nossas rotinas, especialmente porque a necessidade do isolamento social e distanciamento físico desencadearam em algumas pessoas a ansiedade, tristeza, solidão e sentimentos de inatividade.

 

 

Para tentar amenizar estes sentimentos, muitas pessoas buscaram auxílio em práticas alternativas, dentre as quais, destaca-se o contato com a natureza, por meio do cultivo de plantas. As redes sociais foram embelezadas com registros fotográficos de cultivo de flores, hortaliças, especiarias, plantas aromáticas, medicinais e outras. Neste portfólio de diversidade, certamente você já tenha visto árvores pequeninas, cultivadas em vasos, e possa ter se perguntado: o que é isso? São bonsais! Mas, antes de descrever o que é um bonsai, é importante dizer que não é uma planta específica, mas sim, uma técnica de cultivo de pequenas árvores em vasos.

 

 

A arte de cultivar pequenas plantas em vasos iniciou no império chinês, há mais de 4000 anos. No início, as árvores foram utilizadas como presentes de luxo, típicos das classes mais ricas. Atualmente, é comum encontrar bonsai em residências, espaços comerciais e até mesmo em museus distribuídos por todo o mundo – inclusive, algumas dessas espécies com mais de mil anos de idade!

 

 

 

A técnica busca manter as plantas em tamanho reduzido sem que as mesmas percam suas características originais. A princípio, qualquer árvore pode ser adaptada e se tornar um bonsai, por isso existem até mesmo espécies produzindo frutas e flores iguais aos exemplares em tamanho “natural”. Por ocuparem pouco espaço, os bonsais se tornaram viáveis, atrativos, simpáticos, especialmente para quem mora em apartamentos, por exemplo.

 

 

 

Mesmo que você não tenha se aventurado no cultivo de bonsai, e esteja iniciando sua coleção de suculentas ou de violetas, saiba que o cultivo de árvores em miniatura é semelhante à jardinagem comum das plantas em vasos. É importante estar atento a alguns cuidados, como a escolha do ambiente, a espécie a ser cultivada, a necessidade de irrigação e, por fim, e não menos importante, a quantidade de sol que cada planta precisa para sua sobrevivência e desenvolvimento. Para os bonsais, além desses cuidados, há também a necessidade da poda dos galhos para manter o formato desejado, e, dependendo de algumas espécies, a troca da terra em certo período de tempo.

 

 

 

Então, que tal iniciar o cultivo de um bonsai? Afinal, a relação entre o homem e o ambiente tem sido retratada por pesquisadores como uma das formas interessantes de aprendizado, considerando o envolvimento com as diferentes etapas do desenvolvimento da espécie, da compreensão das necessidades vitais de uma planta, as quais refletem na melhora dos cuidados com nós mesmos. Além disso, o cultivo de bonsai simboliza, fortalece e potencializa a necessidade de aprofundarmos nossas relações de aproximação, união e cuidado entre os seres humanos e a natureza.

 

 

 

Denilson Lorenzatto – Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).

Aline Viancelli; William Michelon e Jairo Marchesan – Docentes do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.