InícioColuna Diane RuteskiCom filhos, mas sem emprego. Uma triste realidade.

Com filhos, mas sem emprego. Uma triste realidade.

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

 

A maternidade é um momento mágico na vida de uma mulher, ou pelo menos na teoria deveria ser. Infelizmente para muitas mulheres que vivem a maternidade, a volta ao mercado de trabalho acaba se tornando um pesadelo, e este é apenas um dos retratos da vida real pós-maternidade, tanto para mulheres que retornam aos seus trabalhos, e principalmente para aquelas que buscam uma oportunidade no mercado.

 

O preconceito velado é ainda muito comum no mundo empresarial, o que faz com que as mães encontrem as portas fechadas no mercado de trabalho. Quem nunca ouviu a seguinte pergunta, que atire a primeira pedra: Mas seu filho é pequeno, com quem vai deixar para trabalhar e como vai fazer se ele ficar doente? O medo por parte dos empregadores em empregar mulheres mães é um desafio a ser superado, a sociedade culturalmente ainda atribui as mulheres o cuidado com os filhos como sendo exclusivamente atividades femininas. Pesquisas realizadas pelo IBGE apontam a disparidade que há por exemplo, entre salários de homens e mulheres com filhos, além de apontar também para a grande porcentagem de mulheres que precisam abandonar seus empregos nos primeiros doze meses pós gestação, para cuidarem dos seus filhos.

 

Muitas mulheres sofrem discriminação em processos seletivos quando contam que são mães ou que pretendem ser, e diversas são eliminadas de concorrerem as vagas por puro preconceito de quem está contratando, muitos gestores possuem a falsa ideia de que uma mulher com filhos não dará conta do trabalho. Embora existam leis que protejam as mulheres com relação a isso, sabe-se que é uma triste realidade que engrossa as estatísticas de mulheres que não são contratadas ou são demitidas após se tornarem mães.

 

É preciso desmistificar a ideia de que cuidar dos filhos é apenas tarefa da mãe, a sociedade precisa mudar seus paradigmas e entender que a responsabilidade é dos dois, homens e mulheres e não é justo somente a mulher “pagar a conta”, no sentido de não serem vista com bons olhos pelo mercado de trabalho na pós-maternidade, é uma luta sem fim, que precisa começar!

 

As empresas e aos empregadores, cabe o questionamento, o porquê de não investir em estratégias que mantenham profissionais mães no mercado de trabalho? Já existem empresas que possuem ambientes em que as profissionais podem deixar seus filhos na empresa, evitando assim faltas no trabalho, e aumentando consideravelmente a produtividade destas, no ambiente organizacional.

 

Espera-se mais empatia de quem está contratando, existem sim profissionais de excelência mães, que podem fazer a diferença na sua empresa!

 

 

BEIJOS DA DIVA

 

DIANE RUTESKI

Apaixonada pela vida. Acredito que uma sociedade deve ser formada por seres humanos críticos e atuantes no meio onde estão inseridos. Pretendo contribuir no pensar por uma sociedade mais humana e crítica.

 

Graduada em Administração de Empresas, registrada pelo CRA-SC 24090. Possui MBA em Gestão da Excelência nas Organizações. Especializada em Tecnologias para Educação Profissional. Pós-Graduanda em Educação e Diversidade e Graduanda em Pedagogia. Atuou por dez anos no setor de serviços, sendo especialista em atendimento e relacionamento com o cliente. Adquiriu sólidas experiências em relações empresariais com empresas de diversos portes e segmentos. Atualmente trabalha no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tendo sua carreira voltada ao ensino profissionalizante. Atuou como professora de Administração com ênfase em Gestão de Negócios. Foi premiada pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA) como Destaque Acadêmico em 2012.

 

VANUZA DOS ANJOS

Amo a vida, e faço valer a pena todos os dias, sou professora do ensino profissional, minha missão é disseminar a importância de estudar e como ela modifica a vida das pessoas, sou casada, tenho 4 cachorros e minha família para mim é tudo.

 

 

Graduada  em Administração,

Graduada em Tecnologia em Logística,

Graduada em Pedagogia

Possui MBA em gestão de excelência nas Organizações,

Pós Graduação lato sensu- especialização em docência para a educação Profissional,

Pós Graduação em Tecnologias para Educação Profissional

Cursando MBA Gestão Estratégica Corporativa pela Faculdade Senac em parceria com a Ashland University, de Ohio.,

Atualmente é professora  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Canoinhas SC e Secretaria do Estado de Santa Catarina- SC E.E.B. Santa Cruz.

Palestrante sobre Gestão e Educação

 

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.