Coluna Diane Ruteski Principais

Coluna Diane Ruteski: Você está pronto para o mercado de trabalho?

Estar preparado para as oportunidades sempre foi o segredo do sucesso, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Hoje estamos vivendo uma nova realidade por conta da pandemia, e isso é fez com o que mundo inteiro parasse e que as pessoas adotassem novos hábitos de forma repentina.

 

 

Passamos a trabalhar em casa, a estudar via internet, adiaram-se as festas, os casamentos e as formaturas… muitas pessoas desanimaram no meio do caminho, adiaram planos e não tiveram novos sonhos.

 

 

Preciso dizer que apesar da crise que se instalou, o mercado de trabalho não parou, pelo contrário, ele se mostrou muito aquecido para aquelas pessoas que estavam preparadas e por isso pergunto: Você está preparado para o mercado de trabalho? Se você perder seu emprego hoje, você está pronto para encarar uma nova realidade e sair da zona de conforto?

 

 

O primeiro passo é ter em mente que estar preparado é algo que demanda tempo e dinheiro, mas que ambas as coisas precisam ser vistas como investimento, e não como custo.

 

 

Lembre-se que se você sonha em ser médico, por exemplo, você não irá acordar médico, você terá um longo caminho a percorrer para se tornar esse profissional. Isso vale para qualquer profissão e para qualquer sonho que você tenha em sua vida!

 

 

Acabou-se o tempo que as pessoas se aposentavam no seu primeiro emprego, esse tempo foi a época de seus avós, talvez seus pais, mas atualmente vivemos um mercado de trabalho incerto que se modifica de forma rápida e exige cada vez mais profissionais mais qualificados.

 

 

Além disso, as pessoas já não podem ter apenas uma profissão, estudiosos já afirmam que os profissionais precisam desenvolver pelo menos duas carreiras ao longo de sua vida, e buscar se especializar em uma nova área pode ser a chance de conquistar o emprego dos sonhos e incrementar sua renda.

 

 

Por isso, se você está infeliz no seu trabalho, quer tirar do papel o sonho de ser dono do próprio negócio ou está com medo de perder seu emprego, vá à luta, aposte em uma nova área, busque cursos que lhe qualifiquem, e não vale dizer que não tem tempo ou está sem dinheiro, pois existem várias opções que são acessíveis e até gratuitas, sem contar que muitos cursos ocorrem na modalidade a distância o que lhe permite estudar no seu ritmo.

 

 

Jamais subestime o ato de aprender, seja você um jovem que está iniciando ou jovem senhor com anos de carreira, aprender nunca será demais, e lembre-se que o mercado de trabalho quer pessoas em movimento, fora da zona de conforto!

 

 

Lembre-se que certamente seu currículo será analisado baseado nestes fatores. Imagina chegar em uma entrevista de emprego e lhe perguntarem qual foi a última vez que você buscou uma qualificação? O que você terá a dizer para os recrutadores?

 

 

Pense nessas reflexões deste artigo e comece hoje mesmo, lembre-se que os profissionais que estiverem preparados e que sejam flexíveis as mudanças terão seu lugar garantido no mercado de trabalho. Nunca é tarde para começar de novo!!!

 

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, especializada em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduada em Educação e Diversidade, especialista em Gestão Escolar, pós-graduanda em Docência para Educação Profissional e graduanda em Pedagogia.

 

 

Fonte:  https://www.conhecerescola.com.br/entenda-a-importancia-da-qualificacao-profissional-no-mercado-de-trabalho/ acesso em 07 de maio de 2021.

Comente esta matéria: