InícioColuna Diane RuteskiColuna Diane Ruteski: O desafio do primeiro emprego. Dicas para conquistar uma...

Coluna Diane Ruteski: O desafio do primeiro emprego. Dicas para conquistar uma vaga.

Últimas notícias

Guerra Mundial: entenda riscos de conflito entre Israel e Irã

O risco de uma nova guerra mundial existe caso...

Parada 120 – Hamburgueria artesanal em Três Barras

Conheça o melhor delivery de hambúrgueres artesanais de Três...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

O primeiro emprego é sempre um grande desafio na carreira de todo profissional. A famosa frase “não tenho oportunidade porque preciso de experiência, não tenho experiência, por isso, não consigo oportunidade”, demonstra essa dura realidade enfrentada por jovens recém-formados tanto no ensino médio, quanto nas universidades.

 

 

Na hora de contratar os recrutadores avaliam se a falta de experiência formal é suprida por outras experiências que o candidato tenha, pois isso é muito importante buscar desenvolver outras habilidades que contemplem sua formação profissional. Por exemplo, uma determinada vaga pode exigir trabalho em equipe, busque experiências alternativas que você possa desenvolver esse item, uma dica é através de trabalhos voluntários ou até mesmo empregos não formais como freelancers, para que no momento da entrevista você tenha experiências para contar e com isso aumente suas chances de conquistar a vaga.

 

 

Não esqueça que manter-se atualizado é primordial, além de que estar em constante aprendizado é essencial para entrar e manter-se no mercado de trabalho, e não vale dizer que fazer cursos custa caro, pois sempre é possível realizar cursos, até mesmo gratuitos sejam eles presenciais ou online (Canoinhas e região oferecem diversas oportunidades).

 

 

As empresas esperam que os profissionais de início de carreira tenham disposição e vontade de aprender, pois isso a capacidade para o aprendizado é algo extremamente analisado no currículo, de nada adianta ter feito um curso a anos atrás, por exemplo.

 

 

Outra dica é manter um networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais, lembre-se que uma indicação pode ser de grande relevância para a contratação dentro de uma empresa. Troque experiências com as pessoas, deixe elas saberem que você está em busca do primeiro emprego, lembre-se de que quem não é visto não é lembrado!

 

 

A postura é algo que precisa ser sempre lembrada, não que ela seja determinante para a vaga, mas pode contribuir de forma significativa para sua contratação.  E aqui estamos falando de postura em geral, não somente postura profissional, aquela velha história que você pode ter duas posturas: uma profissional e outra pessoal, já não existe mais. Cuide com postagens nas redes sociais, pois pode ter certeza que entre o momento que você envia seu currículo para alguma empresa e ato de ser chamado para uma entrevista, o recrutador já pesquisou suas redes sociais e já terá informações relevantes sobre seu perfil profissional. Lembre-se também que por mais que você apague algumas coisas, suas pegadas digitais estarão para sempre em algum lugar neste mundo virtual.

 

 

Ao iniciar sua carreira tenha em mente que é uma construção de degraus, e isso requer tempo e dedicação. Enquanto isso aproveite as oportunidades, mesmo que o primeiro emprego não seja o que você sonhou para aquele momento.

 

 

Aprimore conhecimentos, tenha confiança frente aos desafios, e muita humildade, que isso lhe levará longe! Lembre-se disso e boa sorte!!!

 

 

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Excelência nos Negócios, especialista em Tecnologias para Educação Profissional, especialista em Educação e Diversidade, especialista em Psicologia Educacional e Gestão Escolar, pós-graduanda em Liderança e Gestão de Equipes, pós-graduanda em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, pós-graduanda em Docência para Educação Profissional e graduanda em Pedagogia.

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.