Coluna Diane Ruteski Principais

Coluna Diane Ruteski: Descubra os itens mais avaliados pelos recrutadores na entrevista de emprego.

A entrevista sem dúvida é um dos momentos mais importantes e decisivos para se conseguir uma vaga de emprego. Nela o recrutador está pronto para captar todas as respostas que necessita.  Saiba que até mesmo nas perguntas mais simples há objetivos implícitos para descobrir se você é ou não o candidato ideal para a vaga.

 

 

Hoje através deste artigo você vai descobrir alguns dos itens e com isso aumentar ainda mais suas chances de conquistar um emprego:

 

 

 1 – Capacidade de autoconhecimento: podem surgir perguntas simples como: qual seu livro favorito, quem você admira até perguntas como: qual seu sonho, onde você quer estar daqui tantos anos, dentre outras. No fundo, ao fazer perguntas deste tipo o recrutador estará avaliando suas habilidades, o que você tirou de aprendizado de determinada situação e quais os erros cometidos em sua trajetória profissional. A dica é você refletir sobre sua trajetória profissional, pensar em exemplos que possam ser citados sobre erros, aprendizados e aplicações. Lembre-se que o momento da entrevista é a hora de “vender seu peixe” e estar preparado faz toda a diferença.

 

 

2 – Nível de resiliência: é comum durante entrevistas de emprego os recrutadores tentarem descobrir qual seu nível de resiliência através de exemplos, perguntado sobre como você lidaria com determinadas situações que envolvem estresse, pressão, imprevistos e problemas comuns pertinentes a vaga que está concorrendo, desta forma esteja preparado para tais questionamentos, pesquise informações sobre a empresa e sobre a vaga, busque através de internet ou até mesmo com pessoas que já trabalhem onde você está pleiteando a vaga e acima de tudo responda de forma honesta aos questionamentos que lhe forem realizados.

 

 

3 – Experiência técnica na área: geralmente as empresas buscam pessoas que tenham algum conhecimento ligado a vaga que estão buscando preencher, assim ao ser questionado sobre sua experiência enfatize os resultados que você alcançou nos empregos anteriores, cite exemplos de coisas boas que executou no antigo emprego, mas lembre-se que somente a experiência técnica não irá lhe contratar.

 

 

4 – Formação acadêmica: a sua experiência técnica estará atrelada a sua formação acadêmica, recrutadores buscam pessoas que estejam buscando coisas novas, certamente você será avaliado pelo seu nível de curiosidade intelectual. As empresas buscam pessoas que estejam em constante aprendizado, por isso procure sempre fazer cursos e estar se atualizando para o mercado de trabalho.

 

 

5 – Entusiasmo do candidato: fique atento a sua postura durante a entrevista, as empresas querem pessoas que tenham entusiasmo e brilhos nos olhos, nada de chegar triste e desanimado na hora de conversar com o recrutador, cuide com o uso de palavras negativas durante a conversa.

 

 

6 – Estabilidade em empregos anteriores: atuar por curtos períodos e em diversas empresas pode influenciar negativamente na hora da contratação, salvo raras exceções, pois para o recrutador pode ficar aquela impressão que o funcionário poderá deixar a empresa a qualquer momento, desta forma ao conseguir uma vaga de emprego dê o seu melhor, busque crescimento e desenvolvimento e não seja um profissional que fica poucos meses e sai.

 

 

7 – Aparência profissional: muito cuidado com a sua aparência no momento da entrevista. Lembre-se que você deve ter um bom marketing pessoal sempre. Tenha cuidado com cabelos, unhas, dentes, limpeza pessoal, assim busque pesquisar como os funcionários da empresa se vestem e vá o mais próximo disso, mulheres cuidado com a maquiagem.

 

 

No mais, controle sua ansiedade, seja pontual, mantenha o compromisso com a verdade e boa sorte!

 

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, especialista em Tecnologias para Educação Profissional, especialista em Educação e Diversidade, pós-graduada em Psicologia Educacional, pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão, pós-graduanda em Docência para Educação Profissional, pós-graduanda em Liderança e Gestão de Equipes, pós-graduanda em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado e graduanda em Pedagogia.

Comente esta matéria: