O primeiro passo para vender é sem dúvida, gostar de vender. É preciso que você queira ser bom nessa profissão.
Foi-se o tempo que quem não tinha profissão optava pela carreira de vendas, pelo contrário, o profissional desta área precisa ser um grande especialista.
Foco, organização e disciplina, são as três características fundamentais para você ser um profissional de sucesso. Foco é saber onde você quer chegar, e também o que precisa ser feito para chegar no objetivo, disciplina é importante para que você mantenha o foco, e organização é essencial para que você seja produtivo.
Atualmente profissões que estão relacionadas às vendas, estão em alta no mercado de trabalho, sendo comum os profissionais serem remunerados pela sua produtividade, ou seja, quanto mais vendem, mais ganham.
Para isso, se você quer ser um bom profissional de vendas, comece amando seus clientes, jamais use a frase “meus clientes me enlouquecem”, conheça as necessidades deles e os trate pelo nome. Lembre-se que criar laços de amizade é importante na arte de vender.
Esteja envolvido e crie amor pela empresa onde trabalha, pois isso automaticamente irá facilitar seu trabalho na hora de praticar a venda.
Conheça seus produtos, nada mais chato que não ter resposta para um questionamento do cliente no momento da negociação, e um mero detalhe pode lhe custar a venda e consequentemente você perderá credibilidade com o cliente.
Domine não só a parte técnicas do produto ou serviço que está vendendo, pense em um exemplo simples, você pode vender uma casa ou um lar, um carro ou sonho…
Conheça seu mercado, e lembre-se que conhecer a concorrência é também muito importante, busque informações, pesquise, dedique uma parte do seu dia a isso.
Aprenda a agregar valor ao produto ou serviço que está vendendo, explore os pontos positivos do seu produto. E a dica valiosa é: jamais critique os produtos da concorrência, lembre-se que essa não é estratégia nunca deverá ser usada por um bom vendedor.
Trate seus clientes como eles querem ser tratados. Por exemplo, se o cliente fez contato por e-mail, observe, pois é possível que o mesmo queira retorno via e-mail, se ele lhe ligou é provável que queira retorno via ligação, se fez contato por WhatsApp, talvez queira retorno por este canal, sinta o cliente e adapta-se a ele, as pessoas possuem comportamentos e gostos diferentes.
Lembre-se: busque os melhores clientes e não os mais fáceis! Paciência e persistência são as regras do jogo.
Fonte: Julio. Carlos Aberto. Superdicas para vender e negociar bem. São Paulo: Saraiva, 2007.
Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, especializada em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduanda em Educação e Diversidade, pós-graduanda em Docência para Educação Profissional e graduanda em Pedagogia.