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Circuito de Atividades Cognitivas: uma forma de lazer com muita aprendizagem e diversão

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Você sabe o que é um circuito ou treinamento de atividades cognitivas? De acordo com os Vigilantes da Memória (2018), o treinamento cognitivo geralmente envolve a prática guiada de tarefas padrão para aumentar ou manter funções cognitivas específicas, como a memória. Isto é, o circuito ou treinamento de atividades cognitivas tem como objetivo a prevenção de possíveis prejuízos cognitivos além de melhorar a capacidade de funcionamento dessas funções, conforme é citado no programa de treino cognitivo em idosos desenvolvido e aplicado pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU em 2016 e publicado pela Fiocruz.

 

 

 

O circuito ou treinamento de atividades cognitivas é uma modalidade diferente da reabilitação cognitiva, sendo esta conhecida como uma abordagem individualizada, e que envolve a prática de algumas tarefas, a fim de melhorar deficiências específicas na vida cotidiana. Na reabilitação cognitiva, as famílias costumam estar muito envolvidas, a fim de encontrar estratégias para atingir as metas estabelecidas para e / ou pelo paciente (Vigilantes da Memória, 2018).

 

 

Já a estimulação cognitiva, ainda citando os Vigilantes da Memória (2018), promove o envolvimento em atividades que visam uma melhoria geral do funcionamento cognitivo e social, sem objetivos específicos.

 

 

 

Voltando ao circuito ou treinamento de atividades cognitivas, este pode ser elaborado em forma de programa para crianças, adultos e idosos. Uma das sugestões para a elaboração de um programa em treinamento cognitivo em circuito é baseada nos comentários de Carrara sobre o livro “Allenamento Cognitivo a Circuito” publicado em 2018, no qual apresentam-se oito tipologias de exercícios que estimulam as seguintes categorias cognitivas:

  • Orientação espaço-temporal
  • Memória a breve e a longo prazo
  • Pensamento abstrato, verbal e numérico
  • Percepção
  • Atenção seletiva, sustentada e dividida
  • Criatividade
  • Linguagem (reconhecimento e classificação, habilidade verbal, compreensão e produção)
  • Competência emocional.

 

 

Outra sugestão para uma intervenção estruturada e individualizada é o modelo proposto por Oliveira et al (2013) que destaca:

  • Orientação temporal e espacial;
  • Atividades de atenção;
  • Conteúdo educacional sobre memória e/ou outra função cognitiva;
  • Desafios de memória;
  • Estimulação das várias funções cognitivas;
  • Incluir atividades lúdicas, relatos motivadores e promover a descontração.

 

 

Os modelos de intervenção para o circuito ou treinamento de atividades cognitivas, podem ser adaptados, e os recursos personalizados para cada caso. Dessa forma, os recursos a serem utilizados para o circuito de atividades cognitivas podem ser diversos, uma indicação de onde encontrar materiais é na loja virtual Estímulus no endereço eletrônico: <https://www.lojaestimulos.com.br/quem-somos/>. Na opção Estímulos Grátis há materiais que podem ser adquiridos prontamente.

 

 

Também o livro intitulado Jogos para Treinar o Cérebro de Batllori (2006) traz várias sugestões de jogos. O autor considera que o jogo é diversão e fonte de aprendizado, estimula e facilita atitudes socializantes.

 

 

 

Segundo Bartllori (2006), pensar e treinar o cérebro é uma atividade que pode encher de satisfação a quem a ela se entregar. O ato de podemos comprovar que somos capazes de resolver um enigma, de achar a armadilha escondida em uma adivinhação, de construir uma coisa que parecia impossível com os meios que nos são dados, produz um prazer saudável, algo que todos mereceriam experimentar desde os primeiros anos de vida.

 

 

 

Diante dos benefícios do circuito ou treinamento de atividades cognitivas, vamos elaborar um programa de treinamento para aumentar ou manter as nossas funções cognitivas que, além de estimular o cérebro seja um momento de muita APRENDIZAGEM E DIVERSÃO?

 

 

 

 

Referencias:

 

 

BATLLORI, Jorge. Jogos para Treinar o Cérebro: desenvolvimento de habilidades: cognitivas e sociais. São Paulo: Madras, 2006

 

CARRARA, Laura Pedrinelli. Treinamento Cognitivo em Circuito. Erickson.it. Disponível em: < http://www.erickson.international/pt-br/catalogue/habilidades-cognitivas/memoria-atencao-e-concentracao/treinamento-cognitivo-em-circuito/> Acesso em: 18 nov. 2021

 

FIOCRUZ.  Programa de Treino Cognitivo em Idosos. Universidade Federal de Uberlândia – UFU 2016. Disponível em: < https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/pratica/programa-de-treino-cognitivo-em-idosos> Acesso em 18 nov. 2021

 

Oliveira, E. M; Santos, F. S.; Silva, T. B. L.; Almeida, E. B. Estimulação Cognitiva para Idosos – Ênfase em Memória. 1a. ed., Rio de Janeiro: Ed. Atheneu, 2013.

 

VIGILANTES DA MEMÓRIA: PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Estimulação Cognitiva, Treino Cognitivo ou Reabilitação Cognitiva, para quem serve?. BLOG Lembre e Relembre. Publicado em 10 mar. 2021. Disponível em: < http://www.vigilantesdamemoria.com.br/blog/estimulacao-cognitiva-treino-cognitivo-ou-reabilitacao-cognitiva-para-quem-serve> Acesso em: 18 nov. 2021

 

 

Autora:

 

Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: [email protected]

Equipe Gazeta
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