InícioDestaqueCiclo de Fruticultura do IFSC apresenta novidades para cultivo de pera, maçã...

Ciclo de Fruticultura do IFSC apresenta novidades para cultivo de pera, maçã e morango

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Evento será no dia 8 de dezembro com transmissão pelo canal do IFSC Canoinhas no YouTube

O primeiro Ciclo de Fruticultura que o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza na próxima terça-feira (8), às 13h30, vem com a proposta de apresentar o que há de novidades em técnicas para três cultivares com grande produção ou potencial produtivo no estado: maçã, pera e morango. O evento virtual é gratuito e aberto a todos os interessados. A transmissão será pelo canal IFSC Canoinhas no Youtube.

 

 

O objetivo é capacitar produtores rurais, técnicos e estudantes, especialmente do Planalto Norte. “A região apresenta condições de clima e solo para o cultivo de frutíferas, sendo uma região com grande potencial de crescimento da fruticultura em Santa Catarina”, explica o professor do IFSC Canoinhas Douglas André Wurz, que vai mediar as palestras.

 

 

A organização do evento é do Grupo de Fruticultura do IFSC Canoinhas, que convidou especialistas que são referências nacionais nas três culturas escolhidas para a primeira edição. O pesquisador em fruticultura Alberto Ramos Luz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai falar sobre os desafios de manejo, escolha de cultivares, porta-enxertos e polinizadoras na cultura de pera. Apesar de ser uma cultura bastante exigente, tem um grande potencial de mercado, já que cerca de 90% da pera consumida no Brasil é proveniente do mercado externo.

 

 

Professor Antonio Fagherazzi, também da Udesc, terá a missão de apresentar novas cultivares de morango, que garantam produtividade e qualidade superiores às variedades tradicionalmente cultivadas. O tema vem ao encontro de pesquisas em andamento no Câmpus Canoinhas desde 2018. Na área experimental, o Grupo de Fruticultura trabalha com novas variedades e genótipos de morangueiro com potencial de cultivo na região, levando em conta a adaptação e os índices produtivos e qualitativos.

 

 

Para falar sobre o potencial da região para o cultivo de maçã, com destaque para variedades de ciclo precoce, com menor exigência em frio, foi convidado o engenheiro agrônomo Tiago Afonso de Macedo, da Agromillora. O foco será a apresentação de porta-enxertos que resultem em macieiras com boa tolerância a doenças, melhor brotação na copa e melhor angulação de inserção dos ramos ao caule.

 

 

Programação:

Ciclo de Fruticultura do Câmpus Canoinhas

8 de dezembro, no canal IFSC Canoinhas no YouTube

13h30 | Tecnologias para o cultivo da pereira no Brasil, com Alberto Ramos Luz (Pós-doutorando CAV/UDESC – Lages/SC)

14h30 | Aspectos fisiológicos de novas cultivares de morango, com Antonio Fagherazzi (Professor CAV/UDESC – Lages/SC)

15h30 | Porta-enxertos de Macieira Série G (Geneva®): uma alternativa para maleicultura do Planalto Norte Catarinense?, com Tiago Afonso de Macedo (Agromillora Produção Comércio de Mudas Vegetais)

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.