InícioDestaqueCENPALEO auxilia no reconhecimento do Segundo Geoparque Brasileiro pela UNESCO

CENPALEO auxilia no reconhecimento do Segundo Geoparque Brasileiro pela UNESCO

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Desde 2017, os pesquisadores da UNC trabalham no levantamento paleológico da área

 

 

 

A pesquisa de relevância social e científica está entre os pilares da Universidade do Contestado (UNC) e, novamente, pesquisadores da instituição contribuem para o cenário científico internacional. A equipe do Centro de Pesquisa Paleontológica da UNC (CENPALEO) realizou o levantamento paleontológico de sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com esse estudo, a UNESCO anunciou nesta quarta-feira, 13, Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi reconhecido como um território de relevância geológica internacional e passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network –GGN).

 

 

Segundo o coordenador do CENPALEO, Luiz Carlos Weinschutz, a UNC participa do levantamento do potencial paleontológico da região desde 2017. “Já realizamos várias campanhas de levantamento Paleotocas (abrigo subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes, extintos e que viveram na era pré-histórica), pois a região apresenta uma quantidade excepcional destas estruturas” contextualiza o coordenador Luiz Weinschultz. Ainda há mais etapas de pesquisa, em que farão novos levantamentos de pontos de interesse.

 

 

Sobre o Geoparque

Os Geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

 

 

 

O Geoparque Cânions do Sul é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

 

 

 

No dia 21 de abril, a UNESCO apresenta os novos Geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas, no canal do YouTube: Global Geoparks Network. Com isso, o Brasil passa a ter três Geoparques, sendo o primeiro deles o Geoparque Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006, e agora os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte), que recebem o título ao mesmo tempo.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.