InícioDestaqueCanoinhas confirma dois focos de Aedes aegypti no município

Canoinhas confirma dois focos de Aedes aegypti no município

Últimas notícias

Penso, logo destino: Cerca de 886 pneus em desuso são recolhidos em Três Barras

O município de Três Barras realizou nesta quarta-feira, 24,...

Vítima de acidente para encima do teto do carro após colisão

Na tarde desta quarta-feira, 25, por volta das 16h30, ...

O setor de controle de endemias do Ambulatório Municipal de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas anunciou o registro dos dois primeiros focos de 2020 do mosquito Aedes aegypti no perímetro urbano do município.

 

Segundo a bióloga Cristina Brandes Grosskopf, os focos foram encontrados nos bairros Sossego e Jardim Esperança.

 

Na próxima semana, agentes da Secretaria de Saúde devidamente identificados farão varredura nos imóveis próximos num raio de 300 metros. As casas e comércios serão vistoriados pela equipe. As profissionais chegarão com camiseta, crachá, carro ou moto com o brasão da prefeitura de Canoinhas. “Muita atenção ao receber os agentes que deverão estar identificados”, esclarece a bióloga.

 

A profissional, no entanto, lembra que o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela é responsabilidade de todos.

 

“Pedimos a colaboração para que cuidem das suas propriedades e que aproveitem o final de semana para fazer a limpeza em todos os espaços a fim de controlarmos a proliferação do mosquito”, solicita Cris.

 

 

Monitoramento

O setor de controle de endemias do Ambulatório Municipal de Epidemiologia de Canoinhas atua em toda a área urbana do município fazendo a vigilância do vetor em 197 armadilhas instaladas em imóveis comerciais e 55 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, depósitos de sucata, depósitos de materiais de construção, e qualquer outro estabelecimentos com risco para a entrada do vetor. A finalidade básica das armadilhas é a detecção precoce da presença do mosquito Aedes aegypti.

 

 

 A única maneira de evitar o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Para isso:

• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.

 

• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.

 

• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.

 

• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

 

• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.

 

• Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

 

• Os locais mais prováveis para que a fêmea coloque os ovos são os que ficam à sombra e com água limpa.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.