InícioDestaqueCâmara autoriza prefeitura a realizar roçada na Floresta Nacional e doação de...

Câmara autoriza prefeitura a realizar roçada na Floresta Nacional e doação de material lenhoso para a Fundação Hospitalar

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Na sessão da Câmara de Vereadores de Três Barras realizada no último dia 03, foram aprovados dois Projetos de Lei, os PLs 15/2021 e 16/2021. O primeiro deles (PL 15/2021) autoriza a prefeitura a realizar roçada mecanizada junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na área da Floresta Nacional de Três Barras. O parecer número 8, pelas cinco comissões que analisaram o projeto, atesta boa técnica e não pede alterações formais. Agora o projeto segue para a segunda votação.

 

 

Já o PL 16/2021, que autoriza a prefeitura a doar material lenhoso para a Fundação Hospitalar de Três Barras também foi aprovado pelos vereadores após o parecer favorável das comissões que analisaram o projeto, porém ocorreu após duas intervenções. A vereadora Carla Shimoguiri (PTB) pediu o voto favorável de todos os vereadores após elencar que “a retirada desse material faz parte do processo de implantação de um conjunto habitacional na antiga Vila Três e neste primeiro momento serão retiradas as árvores exóticas, que não têm valor comercial”.

 

 

As palavras da vereadora também descrevem o parecer 9, referente ao PL 16/2021, que não encontrou irregularidades e considera viável o município doar para a Fundação Hospitalar a madeira retirada da antiga Vila Três, por considerar que não há valor comercial nem utilidade para o município – enquanto é um material de grande valia para a instituição.

 

 

Por sua vez, o vereador Laudecir Gonçalves (PL) fez a ressalva de que apesar de ser favorável à doação do material para a Fundação Hospitalar, “o molho vai sair mais caro que a carne”. Gonçalves complementa que “seria muito mais propício o prefeito continuar com a parceria com o hospital destinando verbas” do que onerar os cofres públicos com o processo para desbastar a área.

 

 

 

Expediente

No expediente da sessão, constam o Ofício Executivo 12/2021, que encaminha requerimento de resposta à vereadora Josi Gazaniga (MDB), além dos Ofícios Executivos 29 e 30 de 2021. Foram expedidas quatro propostas do vereador Ernani Junior (PSL), sendo um pedido de nomeação de rua, um requerimento de asfalto, a implementação de lâmpadas de led na iluminação pública no João Paulo II e providências para melhorar a mobilidade do trânsito no portal do município.

 

 

Palavra Livre

No uso da palavra livre, o vereador Laudecir Gonçalves (PL) comentou sobre a falta de sinalização e acessibilidade no trevo de acesso ao município, onde se verifica intenso tráfego de caminhões. “Fomos a Florianópolis um tempo atrás buscar ideias, sugestões e recursos para tentar fazer um elevado ali, mas nada disso saiu [do papel]”, destaca Gonçalves. “Deus queira que nunca dê um acidente, mas fica aqui o registro da preocupação dos vereadores com o seu papel como fiscalizador da comunidade em sugerir e cobrar”, afirma.

 

 

Por fim, o vereador Laudecir solicitou um olhar do Executivo para uma valeta que identifica na Rua Augusto Stocloska, na saída para a SC-303. “É tão pouca coisa para o Executivo deixar a gente passando tanta vergonha, as pessoas vêm de fora e o carão postal é aquela valeta”, critica o vereador do PL.

 

 

Na sequência, o vereador Marcos de Paula (PL) fez comentário de pesar sobre um munícipe  (popularmente conhecido como Casquinha) que morreu em decorrência da COVID-19. Após agradecer a agilidade do setor de transporte da prefeitura, que afirma ter sido ágil em atender a uma demanda, o vereador critica o que chama de “motivos pequenininhos” para as blitz realizadas no São Cristóvão aplicarem multas. O vereador esclarece que não é contra a realização de blitz, mas reforça que vê a necessidade de maior bom senso dos policiais. Em à parte, o presidente Edenilson (PSD) endossa a manifestação de Marcos.

 

 

Sem mais inscritos para falar, o presidente Edenilson declarou encerrada a sessão e convocada a próxima reunião ordinária para o dia 05 de maio.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.