Na madrugada desta quinta-feira, 23, por volta das 04:00, a Central de operações do Corpo de Bombeiros de Porto União, recebeu uma ligação com a informação de engasgamento em bebê de aproximadamente dois meses.
De imediato o atendente procurou orientar o solicitante sobre os procedimentos de desobstrução de vias aéreas. Ao mesmo tempo, o solicitante informou que a família já estava em deslocamento com o bebê até a unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União.
Na chegada ao quartel, os familiares foram recebidos pelo plantonista da central, o bombeiro comunitário João, o qual constatou que a bebê ainda se encontrava engasgada. O bombeiro rapidamente deu início aos procedimentos de desobstrução, posicionou a lactente sobre o braço de forma a mesma ficar inclinada com a cabeça mais baixa e com o corpo sustentado pelo seu antebraço.
Executou 5 batidas na região entre os ombros da bebê, e obteve sucesso na primeira sequência, quando a lactente recobrou os sentidos (respiração e choro) e passou a apresentar permeabilidade das vias aéreas.
Foi orientado aos familiares encaminharem a bebê para avaliação médica.