Em 24h, o Pronto Atendimento Municipal de São Mateus do Sul atendeu 44 pessoas com sintomas de gastroenterite, sendo a maioria delas relatando a participação em um almoço no fim de semana na localidade do Potinga, na área de lazer Ulbrich.
A RDX recebeu alguns relatos de moradores que frequentaram o local, e eles informaram estarem com diarreia, náuseas e vômitos, dor abdominal e febre. “Minha sogra está mal, meu cunhado, a mulher dele, conhecidos nossos também que estavam almoçando lá”, informou um relato.
A reportagem da RDX entrou em contato com a vigilância sanitária que informou estar ciente dos relatos. “A vigilância sanitária acompanha a situação junto a vigilância epidemiológica, com trabalho de investigação do surto, acompanhamento dos pacientes e coleta de amostras para identificar do agente causador. No momento estamos nessa fase de trabalho, e portanto, sem informações precisas”, informaram.
O proprietário do local esteve pessoalmente na RDX para esclarecimentos e informou que há tantos anos servindo almoço, essa é a primeira vez que isso acontece.
“Nunca aconteceu. Há pessoas que repetem todo domingo lá no Putinga o almoço, e todo domingo está lá, mas infelizmente aconteceu pela primeira vez. Ontem mesmo esteve lá a vigilância sanitária fazendo o levantamento de tudo. Nós vamos solucionar o problema, porque até pessoas da minha família estão internadas e passaram mal, então não fizemos de propósito. E também soube que mais pessoas do Potinga, que nem estiveram no almoço passaram mal. Então se teve alguma falha, vamos arrumar as coisas”, informou.
Se você está com intoxicação alimentar, é importante repousar, beber bastante água para evitar a desidratação e optar por alimentos leves quando conseguir comer. Evite laticínios, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Se os sintomas forem intensos ou persistirem por mais de dois dias, procure um médico para avaliação e tratamento adequado.