InícioColunasAtuação do psicólogo nas instituições de ensino

Atuação do psicólogo nas instituições de ensino

Últimas notícias

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo

Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios...

Vem aí o primeiro Festival de Lanches e Burguers em Três Barras

Como forma divulgar a variedade de lanches e burguer...

Os profissionais da área da psicologia possuem uma ampla gama de possibilidades de atuação, sendo elas: na clínica, nas organizações, nas instituições sociais e educacionais por exemplo. A atuação desses profissionais em todas essas áreas tem como objetivo promover a saúde mental que consequentemente influencia em outros aspectos da vida dos seres humanos, fundamental para uma sociedade melhor estruturada.

 

 

Assim, no campo da educação, a Psicologia, segundo o CFP – Conselho Federal de Psicologia (2021), traz uma grande contribuição, na medida em que colabora significativamente para o desenvolvimento da criatividade, das relações interpessoais e outras, ao atuar junto a outros profissionais impactando diretamente nos processos de ensino-aprendizagem.

 

 

Ainda de acordo com CFP (2021), os Psicólogos também podem atuar no apoio à formação continuada da equipe pedagógica, discutindo questões do âmbito escolar, favorecendo a autonomia docente na solução dos problemas do cotidiano das escolas.

 

 

Também, a atuação dos psicólogos, junto às equipes multidisciplinares nas instituições de ensino, está contemplada na Lei 13.935/2019 na perspectiva da inclusão e efetiva permanência dos estudantes nos sistemas públicos de educação, assim como para a superação das desigualdades educacionais (CFP, 2021).

 

 

Além da aprendizagem e de todo o trabalho que se relaciona a esse processo, é importante considerar os Psicólogos como agentes protetores nos casos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, relacionada a violências e abusos em suas diversas formas. O acolhimento, a escuta e o encaminhamento das crianças e adolescentes que se encontram neste cenário pelos psicólogos é fundamental para combater essas práticas que vem crescendo na sociedade.

 

 

Silva (2021), cita os dados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos humanos, onde foram registradas entre os anos de 2011 e 2019, aproximadamente, 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil a partir do “Disque 100”. Ainda, de acordo com Silva (2021), pesar de ser um número grande de casos, dados sugerem que eles são ainda maiores, já que o Governo Federal descreve que apenas 10% dos casos são notificados.

 

 

Diante desses dados, ressalta-se a urgência e a importância do trabalho de inúmeros profissionais da área da saúde, do direito, da educação e pela sociedade civil como um todo com práticas preventivas e também de intervenções nos casos identificados.

 

 

Como prática preventiva, a educação sexual é uma boa ferramenta, e serve para ensinar crianças e adolescentes os limites de seus corpos, o que deve ser tolerado ou não, sua capacidade de identificação da violência, onde podem buscar ajuda se submetidos a tais circunstâncias, entre outros aspectos de proteção (SILVA, 2021).

 

 

Para um trabalho efetivo, é importante a presença de um psicólogo em cada escola, atuando todos os dias com a equipe pedagógica auxiliando os alunos no seu processo de ensino aprendizagem e também garantindo a proteção dessas crianças e adolescentes.

 

 

Atualmente, há ainda muitas escolas que não contam com os serviços dos profissionais da psicologia ou têm disponível apenas um profissional para atender várias escolas, portanto, a participação da sociedade garantindo os seus direitos por meio de uma postura política, é imprescindível para mudanças efetivas e que atendam não apenas essa, mas também as demais necessidades sociais.

 

Referências:

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. 10 razões para a presença da Psicologia e do Serviço Social nas escolas. Publicado em: 25 out. 2021. Disponível em: https://site.cfp.org.br/10-razoes-para-a-presenca-da-psicologia-e-do-servico-social-nas-escolas/#:~:text=A%20presen%C3%A7a%20de%20psic%C3%B3logas(os,o%20Estatuto%20da%20Pessoa%20com. Acesso em: 10 jan. 2021

SILVA, Luiza Chamma Gomes Fernandes da. A importância do psicólogo no combate ao abuso sexual infantil. Website FREEHELPER. Publicado em: 08 de julho de 2021. Disponível em: https://blog.freehelper.com.br/a-importancia-do-psicologo-no-apoio-e-combate-ao-abuso-sexual-infantil/. Acesso em: 10 jan. 2023

Autora:

Príncela Santana da Cruz – Professora e Psicóloga Clínica. CRP: 08/22273 – 12/18930. E-mail: [email protected]

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.