InícioDestaqueÁrvores e Madeiras Úteis do Brasil - Imbuia – Ocotea porosa

Árvores e Madeiras Úteis do Brasil – Imbuia – Ocotea porosa

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir...

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Com o potencial de destravar até R$ 30 bilhões...

Espécie florestal de ocorrência natural nas matas de pinhais dos estados sulinos e nas partes mais altas da costa atlântica. Árvore que pode atingir até 20 metros de altura, com diâmetros chegando a mais de 150 centímetros no tronco.

 

 

Árvore de grande valor econômico por conta da sua excelente madeira, que apresenta uma densidade moderadamente pesada e cor de aspecto marrom escuro no cerne e rajadas no alburno. Também possui odor característico e frutos arredondados de cor violeta.

 

A madeira é uma das mais usadas na fabricação de movelaria de luxo, utilizada amplamente na construção civil na forma de pisos, tacos, portas, esquadrias, forros, dormentes, pontes e além de outros produtos de marcenaria.

 

A intensificação da exploração da madeira de Imbuia no centro-sul do Brasil se intensificou, após a década de 1910, com a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande, por meio da companhia americana Lumber e a crescente demanda por madeira no Sudeste Brasileiro e também na Argentina, Uruguai e mercados europeu e americano.

 

Atualmente a Imbuia está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, e sem previsão de mudança de status. Contudo, a ameaça a espécie continua. Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo n° 03/2015, que susta a Portaria MMA n° 443/2014 que contém a Lista Nacional de Flora Ameaçada de Extinção.

 

A exploração da Imbuia foi intensa, sem haver qualquer preocupação com o seu manejo sustentado e plantio para provimentos futuros. Cabe recordarmos das histórias de nossos pais e avós, de quando as matas de araucárias regionais eram berços de majestosas imbuias, que dividiam o dossel florestal com pinheiros e canelas, sombreando vastas florestas com erva-mate, que cresciam a sombra das imperiosas árvores de grande valor, não só econômico, mas hoje também de valor histórico e cultural do desenvolvimento fabril de muitos municípios do norte catarinense e sul paranaense.

 

Texto: Lauro William Petrentchuk. Eng.º Florestal; Professor e Pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC Canoinhas.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.