Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos dando continuidade ao tema abordado na última conversa: as alergias e os seus sintomas e tipos. Na edição passada, tratamos da renite alérgica e da asma, duas doenças muito comuns dentre a nossa população. E claro que para abrir os trabalhos deste nosso periódico, destacaremos as formas de tratamentos. Por exemplo:
- Avaliação e controle de fatores que podem causar ou agravar a doença;
- Controle dos ácaros da poeira no ambiente da casa, em especial no dormitório do alérgico;
- Uso de medicamentos, utilizados no alívio das crises, controle da doença e prevenção de novas crises;
- Imunoterapia (vacina para alergia), que é o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença;
No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os ácaros são os maiores responsáveis pelas crises alérgicas registradas pelo Órgão. Estes ácaros são seres não visíveis a olho nu e suas fezes representam o maior grau de alergenicidade, alimentam-se de pele descamada, de fungos e de outras substâncias ricas em proteína. Desenvolvem-se em locais com muito pó, com temperatura entre 18 a 26 graus, pouca luminosidade e umidade maior que 50%. São encontrados em colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, brinquedos de pelúcia, etc.
Já os fungos são encontrados em suspensão no ar e em ambientes fechados como sótãos, porões, armários, malas, podendo aparecer também em banheiros, cozinhas, nos rejuntes de azulejos, em umidificadores e em locais quentes e mal ventilados. São seres que gostam muito de umidade e por isso são abundantes em regiões próximas ao mar. Nos locais com umidade elevada e poeira intensa, podem ser uma ótima oportunidade para instalação de fungos, por isso existe uma probabilidade de estarem presentes também em ar condicionado sem manutenção, colchões e travesseiros. Como diziam os mais velhos “todo o cuidado é muito pouco”, o assunto que por ora estamos destacando é muito importante e traz sempre uma gama de conhecimento e discussões. Se formos pesquisar, existem inúmeros tipos de crises alérgicas e cada qual com os seus respectivos tratamentos e sintomas.
Então, fique de olho e se surgir qualquer situação dessa natureza, procure o Posto de Saúde mais próximo da sua casa. Na próxima edição, estaremos trazendo novas informações com a credibilidade do Jornal a Gazeta Trêsbarrense: o veículo de comunicação mais prestigiado da nossa região. Portanto, continue com a gente na Conexão Saúde e saiba muito mais, nos sigam no Instagram: @jotabandanejo e fique por dentro de tudo que acontece.
Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!