No início da tarde desta sexta-feira, 15 , a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – por meio da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, do Núcleo de Operações com Cães, da Agência de Inteligência e Rádio Patrulha – em ação integrada com a Polícia Militar do Estado do Paraná, com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, realizou a apreensão de aproximadamente 1.800Kg de substância análoga à maconha.
A substância ilícita estava sendo transportada na carreta de um caminhão e estava ocultada em meio a centenas de caixas de madeira.
Após trabalho integrado dos profissionais das forças de segurança anteriormente mencionadas, o cão farejador denominado “Fuzil” indicou o local exato em que a droga estaria armazenada, sendo a partir deste momento realizado o contato visual com a substância ilícita. O veículo foi apreendido e encaminhado para o pátio da Delegacia Regional de Canoinhas, local em que a carga de madeira foi retirada do interior da carroceria e a droga completamente encontrada.
A utilização de cães farejadores se tornou fundamental no cotidiano policial, sobretudo para a apreensão de armas e drogas, eis que facilita o trabalho policial, sobretudo para a confirmação da fundada suspeita inicialmente existente e consequentemente para a apreensão do produto ilícito.
O motorista do caminhão foi preso em flagrante ainda no local, pela prática do crime previsto no art. 33 da Lei 11.340/2006, nas modalidades transportar e ocultar, sendo encaminhado para a Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas para a formalização do procedimento.
Outras diligências investigativas eventualmente deflagradas serão comunicadas no momento oportuno.