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Acadêmicos do curso de Direito da UnC Canoinhas realizam Tribunal do Júri Simulado: o estudo de caso enquanto método de ensino-aprendizagem

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por Paulo Silas Taporosky Filho e Luiz Eduardo Cani

 

Em 02 de julho de 2018, os acadêmicos da 7ª e da 8ª fase do curso de Direito da Universidade do Contestado, campus Canoinhas, participaram do projeto articulado “Tribunal do Júri Simulado”, coordenado pelos professores Paulo Silas Taporosky Filho e Luiz Eduardo Cani.

 

 

A atividade foi realizada no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Canoinhas, gentilmente autorizada pelo diretor do foro, juiz Luiz Carlos Cittadin da Silva.

 

 

Os objetivos pretendidos pelos professores foram facilitar a associação entre teoria e prática nas disciplinas de Processo Penal II e Processo Penal III, bem como contemplar parcela do conteúdo da disciplina de Estágio Supervisionado III.

 

 

Os acadêmicos da 8ª fase, que cursam Processo Penal III, ficaram encarregados de formular a acusação, desempenhando o papel de Promotores de Justiça. Já os acadêmicos da 7ª fase, cursando Processo Penal II, foram incumbidos da defesa e, por serem em maior número, atuaram como testemunhas, jurados e magistrada.

 

 

Os professores Silas e Cani destacam a importância do uso de métodos ativos de ensino-aprendizagem, cujo principal objetivo é inverter a centralidade do papel do professor pela centralidade do papel do acadêmico que, desse modo, deixa de ser mero receptor do conteúdo e passa a ser ator-produtor de conhecimento. O uso de métodos ativos foi difundido mundialmente nos últimos anos e já são preponderantes nas instituições de ensino que figuram no topo dos rankings mundiais. O método utilizado nessa atividade foi o estudo de caso.

 

 

Na primeira etapa do método, os professores ministraram aulas expositivas sobre os aspectos teóricos e apresentaram o caso hipotético (embora também pudesse ter sido utilizado um caso real). Na segunda etapa, coube aos acadêmicos, a partir do caso, realizar estudos em conjunto, preparatórios do desfecho da atividade (a acadêmica que realizou o papel de juíza precisou estudar o caso e o procedimento seguido pelo magistrado, as equipes de acusação e de defesa precisaram estudar o caso, identificar teses de defesa e de acusação, planejar perguntas para as testemunhas e para o réu e se preparar para os debates orais, os jurados precisaram analisar o caso, estudar o procedimento seguido pelos jurados e desempenhar a função no plenário). A terceira etapa consistiu na realização do Tribunal do Júri Simulado.

 

 

Os professores Silas e Cani se manifestaram muito satisfeitos com os resultados e parabenizaram todos os acadêmicos pelo excelente desempenho, bem como aproveitaram o ensejo para esclarecer que os resultados do uso dos métodos ativos de ensino são muito mais sólidos e proveitosos do que aqueles obtidos com a tradicional aula expositiva. Por outro lado, é necessário um grande esforço por parte dos professores e dos acadêmicos na preparação da atividade, o que dificulta sobremaneira a utilização em todas as aulas.

Alunos: 

Amanda Caroline Alves, Amanda da Silveira, Amanda Emily Arnold, Amanda Portes Rodrigues, Ana Paula Effko Wons dos Santos, Ariel Hanchuck Pereira, Barbara Leski Pfeffer, Camila Valeria de Lima, Carolina Wiltenburg Dal’lago, Catarina Fuck Tokarski, Catia Regina Ferreira, Charles Eduardo de Paula Almeida de Brito, Cleberson Ferreira, Cleiton Augusto Zucco, Cristiane de Fatima Ducanoski Amarante, Dalton Diego Antunes, Diessica Bueno, Diogo Ferreira Przyvitowski, Emanuel Ferreira da Cruz, Emanuele Chadai Boyanowski, Gabrieli Leal dos Santos, Gabrielli Pereira Castilho, Ingrid Juklenski dos Santos, Jéssica Cordeiro, Jéssica Lucachinski, Joel Valcir Zucco, Jorge Luis Alves Machado, Keli Schermach, Lucas Alexsandro Garcia, Lucas Damaso Da Silveira, Lucas Guimaraes Chagas, Luciana Camargo, Matheus Mauricio Novinski, Pablo Bonifacio Cordeiro De Lima, Paloma Franz, Patrick Marques Weil, Rafael Soares, Roberto Josue Hinrichs, Silviely Vollet, Wellinton Pscheidt e Willian Thiago Groth Cardoso.

Alexandre Zazecki Leon Celivi, Cláudio Amario de Lima, Cristiani Bonka, Ester Mariane da Cruz, Flavia Glaziela Steilein, Flavio Leite, Jairo Cesar de Carvalho, Joao Luiz da Silva Junior, Karina Lombardi Groth, Marisa Galeski Nepomuceno Pinto, Suliany Lescovitz de Souza, Tatiane Engel e Thainá Carolina Mathias.

 

Professores Eduardo Cani e Paulo Silas Taporosky

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Equipe A Gazeta Tresbarrense
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