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Acadêmicos da UnC apresentam seminário: “O Estado a partir da Literatura”

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Na noite de 23 de maio de 2019, os alunos da primeira fase do curso de Direito da Universidade do Contestado (Canoinhas) apresentaram no auditório do Campus Centro o seminário “O Estado a Partir da Literatura”. Proposto como atividade da disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, ministrada pelo professor Paulo Silas Filho, o seminário consistiu na realização expositiva de diversas abordagens acadêmicas a partir de importantes obras literárias pelas quais é possível estabelecer um liame com a matéria em questão do curso, de modo que os pontos trabalhados pelos alunos se tratam de objetos de estudo da Ciência Política e Teoria Geral do Estado.

 

 

Coordenado pelo professor Paulo Silas Filho, contando também com o apoio e participação da professora Danielly Borguezan (coordenadora do curso de Direito) e do professor Helio Ortiz, tendo ainda contado com a presença de alunos e professores da Escola Santa Cruz, o seminário consistiu em uma atividade interdisciplinar, uma vez que a relação estabelecida entre Direito e Literatura, fomentada por outros campos que também deram o sustentáculo para os trabalhos realizados na atividade (filosofia, sociologia, psicologia…), permite o diálogo entre variadas disciplinas, prezando ainda pela metodologia ativa de ensino, pois os próprios alunos, divididos em grupos, foram os responsáveis pelos trabalhados realizados e apesentados de forma brilhante.

 

 

Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, instados ainda a pesquisarem e conhecerem o “movimento Direito & Literatura”, os alunos pensaram criticamente os problemas presentes que podem ser extraídos nas obras literárias que foram trabalhadas, permitindo uma salutar abordagem ilustrativa das problemáticas sobre as quais a ciência política se debruça.

 

 

A Ciência Política e Teoria Geral do Estado analisa a política e todos os fatores, bases e circunstâncias que as ronda e fundaciona, de modo que sistemas políticos, bases filosóficas, processos políticos, formas de governo, soberania e afins são questões estudadas e trabalhadas na disciplina. Com base nisso é que os livros selecionados, que narram universos distópicos ou sociedades peculiares nas quais a trama se desenvolve, foram estudados pelos alunos.

 

 

Considerando que as obras literárias escolhidas possibilitam diversas propostas de abordagem ao considerar inclusive a notoriedade dessas, os alunos, divididos em grupos, ficaram responsáveis pela escolha de um dos livros para servir de base para a realização dos trabalhos. “Jogos Vorazes” (a trilogia), de Suzanne Collins, foi trabalhado pelas acadêmicas Mozara Mathias, Taís Gurski, Rosemari Gordya e Gabrieli Zalevski. “A Revolução dos Bichos”, de Geroge Orwell, foi abordado pelas alunas Ana Paula Greim, Aliandra Wiese, Ana Cristina Gmach, Taynara Niespoginski e Micheli Jankoski. O livro “O Senhor das Moscas”, de William Golding, foi trabalhado pelos acadêmicos Jotaniel Santana, Fernando Colla, Felipe Tainã, Jonas Iachitzki, Maria Eduarda Pontarolo, Julia do Prado e Marcio Pedro Pereira Junior. “1984”, de George Orwell, foi o livro base dos alunos Ana Carolina Wille, Ketlin Cristina Rodrigues, Eduarda Leite, Kaliel Vitor da Silva e Caroline Cristina Bauer. “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, foi abordado pelos acadêmicos Bruno Ruppel, Loemir Petraski, Farlom Miguel Zadorosny, Ryan Marcel Becker, André Luís  Neves, Amabeli Vieira e Maele Domingues. O último grupo, formado pelos acadêmicos Esheley Froggel, Lucas Ruan Alves, Isabele Gorseltz, Eduardo Matias Krull, Daiani Amaral e Ilka Carla, apresentou a abordagem realizada sobre o livro “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury.

 

 

Os professores e os acadêmicos agradecem a todos os que incentivaram e também aos que se fizeram presentes no evento, ensejando assim numa efetiva contribuição à formação acadêmica de qualidade que é fornecida pela UnC.

 

Fotos das apresentações:

Equipe Gazeta
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