InícioColunasA verdadeira história dos personagens que fizeram parte da origem de Três...

A verdadeira história dos personagens que fizeram parte da origem de Três Barras

Últimas notícias

Para conhecer a história de um município devemos visitar os seguintes locais: museus, cemitérios, cartórios e livros paroquiais,  ali estarão personagens e dados que fizeram parte da história local. No museu a história precisa ter fatos, fotos  bem embasados para serem relatados aos visitantes. Por esse motivo resolvi fazer essa pesquisa para o jornal e também acrescentar dados e fotos no museu. Algumas fotos são do museu e outars serão anexadas para melhor embasar a história dos fundadores do município.

 

Comendador Firmino José Pacheco dos Santos Lima casou-se primeiramente com Maria Joaquina, que era  descendente do fundador da cidade de Curitiba, Baltazar Carrasco dos Reis, com quem teve sete filhos:  Maria Elisa dos Santos Lima, João Pacheco dos Santos Lima, Antônio dos Santos Pacheco Lima, Firmino José dos Santos Lima Filho, Francisco dos Santos Lima, um não identificado e Francisco dos Santos Lima (faleceu em Florianópolis, antes do embarque para a guerra do Paraguai).

Foto acervo – Museu João Bedretchuck Três Barras-SC

Ignacia Pacheco dos Santos Lima segunda esposa do comendador, era sua sobrinha em primeiro grau e tinha 22 anos quando se casaram, ele na época tinha 68 anos e tiveram 3 filhos.  Luíz Pacheco de Miranda Lima, Anna Pacheco de Miranda Lima e David dos Santos Lima. Anna e David faleceram ainda crianças. Para diferenciar dos filhos que teve com Maria Joaquina colocou o sobrenome Miranda nos filhos que teve com Ignácia, sendo esse sobrenome do tronco da família Pacheco de Miranda que existia em Portugal. Essa é a origem dos Pacheco de Miranda que vivem no Bairro São Cristóvão, antiga Charqueda.

 

Coronel João Pacheco dos Santos Lima explorou e iniciou a colonização da sesmaria ou posse dos Cordeiro atual   município de Três Barras, casado com Leocádia Ferreira Maciel tiveram 13 filhos legítimos, e outras duas filhas naturais com suas ex-escravas, uma delas era Lindóia Pacheco e outra Etelvina Pacheco dos Santos Lima, ambas registradas em seu nome e criadas no seio da família, totalizando 15 filhos. Adelaide, Cap. João Pacheco Filho, Maria da Conceição, Benvinda, Benvindo, Alf. Francisco, Cel Leocádio, Antonia, Pedro, Firmino, Rivadávia, Leocádia, Maria Joaquina. Em 10 de julho de 1907 o Coronel João Pacheco é assassinado em um dos galpões onde estocava erva mate, próximo à casa que estava construindo em pedra, na localidade que passou a se chamar Bugre.

Leocádio Pacheco era Coronel da Guarda Nacional, bem-sucedido social e financeiramente, estabeleceu residência em Três Barras em 1908, onde inicia uma série de atividades, agrícolas, comércio e transporte fluvial. Sua vida era baseada na honestidade e dedicação à família, que inclusive homenageou sua esposa com o nome em uma lancha (lancha Rosa) e mandou construir uma igreja (hoje parte dessa igreja encontra-se no cemitério municipal). Casou-se em 1900, com 22 anos de idade, no dia 28 de abril na matriz da cidade da Lapa, com Dona Rosa dos Santos Lima, sua prima e juntos tiveram 5 filhos, dos quais apenas 4 sobreviveram. Firmino Pacheco, Leocádia, João, Oséias e Leocádio Filho (falecido ainda criança). Em 04 de abril de 1915, às 14 horas, morre o Cel. Leocádio Pacheco, dentro do reduto da tomada de Santa Maria/SC, com apenas 37 anos, após ter prestado valiosos serviços na campanha do Contestado.

 

Foto acervo – Museu João Bedretchuck Três Barras

Benvindo Pacheco dos Santos Lima chega aqui na região entre os anos de 1889 a 1892, casado com Maria do Espírito Santo Cordeiro (filha de Manoel Cordeiro dos Santos e Marcolina Cordeiro), descendente de Lucas Cordeiro dos Santos e uma das proprietárias dessas terras. Tiveram 9 filhos: João Pacheco Sobrinho, Francisco, José, Maria, Benvinda, Maria Joaquina, Benvindo, Firmino e Maria da Conceição Pacheco. Posteriormente inicia várias atividades econômicas voltadas para o comércio na região.

 

Venha fazer uma visita ao museu Municipal João Bedretchuck e conhecer um pouco mais sobre a história de Três Barras/SC

 

Vários dados foram fornecidos pelo Sr. Lutércio Pacheco, a quem não poderia deixar de agradecer já que se trata de parte do livro sobre a família Pacheco que ele e seu primo Pedro Pacheco pesquisaram aqui no Brasil em Portugal e Espanha.

Foto acervo Lutécio Pacheco – Na foto Lutércio e Pedro Pacheco na Espanha durante suas pesquisas para o livro sobre a família Pacheco. A cidade é Segóvia, no fundo o Mosteiro Del Parral construído por Juan Pacheco que foi o Alcaide (Prefeito) nela nos anos 1400.

Referências

Museu Municipal João Bedretchuck – Três Barras/SC

Lutércio Pacheco – [email protected]

Pedro Pacheco –  [email protected]

http://www.sidneypacheco.com.br/familias/pacheco/pentavo_1.htm Acesso em 15 de ago. de 2023.

MADEIRA, Sueli, Leocádio Pacheco: empresário pioneiro e herói da ordem e legalidade. 2009. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação Licenciatura Plena em História) Faculdade FAMEPLAN de Canoinhas, Universidade UNIASSELVI, Indaial-SC.

 

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.